segunda-feira, 22 de novembro de 2010

499. GAIA: Sorrisos com saber

A Clínica Médica Jardim, da Consolidar e Validar - Centro de Estudos em Ciências da Saúde, está a proceder a tratamentos dentários grátis a cerca de centena e meia de crianças residentes nos empreendimentos sociais de Vila Nova de Gaia e que frequentam o projecto "Divertir com o Saber - Salas de Matemática". Este procedimento surge na sequência dos rastreios já efectuados a quase quatro centenas de crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, no âmbito do projecto "Consolidar o Saber com um Sorriso a Valer", resultante de uma parceria entre a GaiaSocial, EEM e a Consolidar e Validar.
"Em nome do Município e, sobretudo, em nome das crianças que estão a ser tratadas, manifesto vivamente um profundo agradecimento pela forma altruísta e exemplar com que a Clínica Médica Jardim abraçou este projecto", afirmou Marco António Costa, Vice-Presidente da Câmara de Gaia, na cerimónia da celebração do protocolo que define as condições de implementação do projecto "Consolidar o saber com um sorriso a valer, assinado por André Correia, Presidente do CA da GaiaSocial, e António Faria, responsável pela Clínica Jardim. O Vice-Presidente da Câmara referiu-se, na circunstância, ao projecto "Divertir com o Saber", implementado há cerca de quatro anos junto das crianças residentes nos empreendimentos sociais de Gaia e que visa a igualdade de oportunidades e a coesão social ao nível da aprendizagem da Matemática.
"Este projecto transformou-se num cavalo de Tróia que permite observar o comportamento das crianças para podermos intervir depressa e garantir que tudo é feito em prol da sua formação académica, em igualdade de circunstâncias com as outras crianças", sublinhou Marco António Costa. "Num momento em que tanto se fala de estado social e em Serviço Nacional de Saúde, temos aqui uma evidência total e absoluta de uma pecha irreparável do SNS", acrescentou o Vice-Presidente da Câmara, alertando para o risco destas crianças nunca poderem ter a oportunidade de ser tratadas por um dentista se não fosse o altruísmo de António Faria, responsável pela Clínica Médica Jardim.
"São pequenos gestos como este que podem fazer a diferença", destacou. Marco António Costa anunciou, a propósito, que o Município de Gaia vai tomar a iniciativa de contactar a Fundação EDP para procurar conciliar este projecto com um programa desenvolvido à escala mundial. António Faria evidenciou a disponibilidade da Clínica Médica Jardim para materializar a responsabilidade social inerente à parceria com a GaiaSocial e anunciou a continuidade do projecto "Consolidar o Saber com um Sorriso a Valer": "Serão realizadas as consultas necessárias até finalizar o tratamento de todas as situações".
António Faria lançou o repto aos 800 colegas médicos dentistas portugueses para contribuir, também, para a reinserção social das crianças mais desfavorecidas. "Dar tão pouco de nós tem um valor incomensurável", disse. Fundamentado na forma como está a decorrer o projecto, o responsável pela clínica manifestou disponibilidade total para participar em próximas acções, em parceria com o Município de Gaia.
A implementação do projecto "Consolidar o Saber com um Sorriso a Valer" enquadra-se nas preocupações constantes do Município pela dignidade da pessoa humana, pelo apoio à família e pela valorização pessoal dos munícipes residentes nos empreendimentos sociais. O Município de Gaia está empenhado em reforçar as medidas de apoio social às famílias mais desfavorecidas para minimizar as dificuldades e sacrifícios decorrentes da crise económica do País, promovendo e estimulando outros projectos que visam a coesão social.

Sem comentários: