quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

503. Votos de Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo

Caminhamos para mais um Natal e o início de um novo ano. Nesta altura lembramo-nos de todos os nossos familiares e amigos, a quem renovamos os nossos desejos de paz e saúde.
Também este blogue deseja um melhor ano de 2011 para todos os portugueses, e que o direito à saúde oral seja consagrado a todos, sem limitações de ordem social ou económica.
Aos políticos instalados na governação do país, e particularmente aos deputados representados na Assembleia da República, à Senhora Ministra da Saúde, ao Senhor Director – Geral de Saúde e ao Senhor Presidente da República, deseja-se que cumpram as suas obrigações para os cargos que foram eleitos e que moralmente compreendam que a saúde oral constitui um direito fundamental e inquestionável do ser humano. Pede-se a todos os políticos que unam esforços e determinem o acesso geral da população a cuidados de saúde oral, particularmente dos mais carenciados, das crianças, jovens e idosos e da população excluída socialmente. Quem gostará de ter um filho sem a mínima hipótese de ter os seus dentes devidamente tratados? Alguém é capaz de calcular o sofrimento humano, físico e psicológico, que uma criança tenha de transportar ao longo de toda a sua vida pela simples falta de um tratamento adequado e digno de saúde oral?
Aos profissionais de saúde oral pede-se que contribuam para a melhoria da saúde oral de todos os portugueses, sem qualquer descriminação assente em grupos sociais ou classes económicas; a sua formação foi paga pelos impostos de todos os portugueses que trabalham, pelo que moralmente devem também prestar cuidados de saúde oral a toda a população qualquer que sejam as suas possibilidades.
Às organizações ligadas directamente à saúde oral pede-se o devido respeito pela vida humana, que não tem nenhum preço em qualquer parte do mundo; na medida do possível deverão tentar baixar consideravelmente os custos dos tratamentos de saúde oral de forma a tornarem-se acessíveis a toda a população, sem colocarem em causa a justa remuneração salarial dos profissionais de saúde oral.
A caridade na saúde oral não constitui nenhuma resolução do problema; pelo contrário, serve para perpetuar os problemas já existentes.
Portugal não pode continuar a ser o parente pobre da saúde oral dos países da União Europeia. Afinal, a cárie dentária é uma doença que pode e deve ser erradicada de Portugal.

Sem comentários: