quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

504. Saúde Oral em Portugal em 2010

  • "Continuamos com muitas pessoas à frente de poderes decisórios (...) com influência nas políticas de saúde oral, com mentalidades retrógradas da idade média, que fazem Portugal continuar na cauda da Europa em termos de saúde oral, muito mais perto dos países do Terceiro Mundo do que os países mais evoluídos, interessados unicamente nos seus próprios interesses e fazendo tábua rasa do que seja os mais elementares direitos humanos básicos da população, em termos de saúde oral. Quanto custará à consciência de cada uma dessas pessoas ver uma criança ou um adolescente vitima da mais pura negligência de saúde oral? Talvez esse facto não se coloque aos seus filhos ou netos."
Termina o ano de 2010 com poucas ou absolutamente nenhumas medidas de alteração à política desoladora da saúde oral em Portugal, deixando a população do país cada vez mais longe dos níveis de cuidados de saúde oral dos países desenvolvidos.
A persistência da actual equipa do Ministério da Saúde em liquidar o serviço de saúde oral prestado no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, cujo ultimo exemplo reside em tentar acabar com a carreira de médicos estomatologistas em Portugal, perspectiva um futuro muito pior no acesso aos cuidados de saúde oral da população.
Esta atroz política de destruição de cuidados já existentes (veja-se o mesmo exemplo para as maternidades, com portugueses obrigados a nascer no estrangeiro, ou para as urgências, obrigando pessoas a deslocar-se mais de cinquenta quilómetros para serem assistidos, muitas vezes esperando mais de doze horas) recai directamente sobre a população de menores recursos, pagadora dos impostos mais elevados da Europa mas impossibilitada de recorrer a serviços privados.
Associado à politica demagoga de favorecimento da burguesia rica, as organizações ligadas ao sector da saúde oral pouco ou nada fazem para alterar a situação, enveredando por um caminho promíscuo com as políticas do governo, colocando-se deste modo ao serviço da classe burguesa endinheirada capaz de pagar elevadas quantias em tratamentos e abandonando à sorte toda a população trabalhadora das classes médias e baixas que, apesar de pagarem as taxas de impostos mais elevadas de todos os países europeus e contribuírem directamente para a formação dos médicos dentistas, na pratica não têm direitos de assistências em termos de saúde oral.
As medidas de prevenção de saúde oral, em termos de saúde primária, são tomadas a conta gotas, conforme as circunstâncias, atropelando direitos consagrados na Constituição da República, sem qualquer estratégia mínima para o futuro e abertamente criticadas pelo Tribunal de Contas, ao violarem a igualdade de direitos constitucionais.
Aliado à destruição do que resta da saúde oral no Serviço Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde liberaliza a entrada dos privados no âmbito da saúde oral, muitas vezes associados a multinacionais estrangeiras, que colocam em primeiro lugar a sua ânsia de fazer dinheiro com a saúde dos portugueses, actuando independentemente de quaisquer necessidades prioritárias de saúde pública.
As mais elevadas instâncias de saúde do país, designadamente a Direcção – Geral de Saúde, atropelam-se em patrocinar brochuras, fotocópias ou publicidade, gastando milhões e milhões de euros retirados directamente de fundos que deviam ser entregues aos médicos dentistas para tratar os seus pacientes; a Saúde Escolar na prática não existe, abandonando milhões de crianças e jovens à sorte que tiverem na vida.
Nunca se ouviu a Direcção – Geral de saúde ou a Ordem dos Médicos Dentistas defender publicamente a extrema urgência de implementar um Boletim de Saúde Oral, nomeadamente para as crianças e adolescentes, de modo a permitir uma eficaz politica de combate e erradicação da cárie dentária infantil em Portugal. Parece que preferem que tudo continue na mesma.
Nada se houve na urgentíssima necessidade de defender os profissionais de saúde oral no âmbito das suas relações de trabalho com as entidades patronais, deixando-os à mercê de escrupulosos vigaristas de exploração de mão – de – obra barata.
Continuamos com muitas pessoas à frente de poderes decisórios, no Governo, na Assembleia da República e nas organizações do sector com influência nas políticas de saúde oral, com mentalidades retrógradas da idade média, que fazem Portugal continuar na cauda da Europa em termos de saúde oral, muito mais perto dos países do Terceiro Mundo do que os países mais evoluídos, interessados unicamente nos seus próprios interesses e fazendo tábua rasa do que seja os mais elementares direitos humanos básicos da população, em termos de saúde oral. Quanto custará à consciência de cada uma dessas pessoas ver uma criança ou um adolescente vitima da mais pura negligência de saúde oral? Talvez esse facto não se coloque aos seus filhos ou netos.

Sem comentários: