quinta-feira, 25 de março de 2010

435. 11ª edição do Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD

A Colgate e a SPEMD (Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária) promovem, em Março de 2010, a 11 ª edição do "Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD".
Durante um mês, médicos estomatologistas e médicos dentistas vão realizar rastreios dentários gratuitos (sem radiografias ou tratamentos) à população em todo o país, incluindo Madeira e Açores, com o objectivo de prevenir as doenças da boca e intensificar a pedagogia sobre a higiene oral junto da população portuguesa.
Uma das mensagens em que os profissionais de Higiene Oral vão insistir é na escovagem dos dentes. Esta tarefa deve ser realizada depois de cada refeição e antes de adormecer, para reduzir o risco de aparecimento de cáries, problemas nas gengivas e mau hálito, provocados pelas bactérias alojadas na boca e que se alimentam dos restos de alimentos que ficam entre os dentes.
Para não contaminar a boca, a escovagem deve ser efectuada sempre com uma escova limpa e, de preferência, adaptada às necessidades de cada um. Mesmo assim, é recomendável a troca de escovas de três em três meses e sempre que o utilizador atravessou um período de doença.
Os profissionais de Higiene Oral também falarão da importância do elixir e do fio dentário. Uma limpeza realmente eficaz da boca não dispensa estes dois objectos, ideais para combater a placa bacteriana, 80% da qual está distribuída pela língua, palato e bochechas. Só a restante é que está alojada entre os dentes.
Independentemente da utilização diária da escova, elixir e fio dentário, todos os profissionais de Higiene Oral defendem a visita regular ao dentista. A avaliação profissional do estado da saúde dentária continua a ser o melhor método de prevenir as doenças orais, como por exemplo a gengivite e as cáries, que nem sequer geram dor na sua fase inicial.
Graças ao Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD, lançado, em 2000, já foram realizados mais de 100 mil exames dentários gratuitos e prevenidos incontáveis casos potenciais de doenças orais.
Para participarem no Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD, os interessados podem obter informações sobre o consultório aderente mais próximo da sua residência, através da “linha azul” – 808 305 306 -, entre as 12h00 e as 23h00.
Para qualquer esclarecimento, contacte por favor:
Emirec Comunicação - Cristina Brito; Telf: 21 301 13 90

Sem comentários: