quarta-feira, 2 de julho de 2008

264) Ministra disponível para discutir eventual alargamento do Programa de Saúde Oral

A ministra da Saúde, Ana Jorge, criticou a «pressão» da Ordem dos Médicos Dentistas para o alargamento do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, mas manifestou abertura para discutir com os parceiros essa possibilidade. «A Ordem dos Dentistas fez uma proposta, nós poderemos analisar, mas a Ordem dos Dentistas não pode, obviamente, fazer o que eu quase que diria que é uma pressão junto do Ministério da Saúde [para alargamento daquele programa]», referiu Ana Jorge.
O bastonário da Ordem dos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, reuniu com o Presidente da República, tendo abordado o tema do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, que entrou em vigor a 1 de Março e que implica a atribuição de cheques-dentistas a grávidas e a idosos beneficiários do complemento solidário. O bastonário saúda a iniciativa, mas defende o seu alargamento às crianças, aos diabéticos a aos portadores de doenças especiais.
Na resposta, a ministra da Saúde referiu que o programa actual já «foi um grande passo» para ajudar dois grupos muito necessitados e defendeu que agora há que ganhar experiência e ver como este programa acontece, mas manifestou abertura para discutir o eventual alargamento. «Estamos disponíveis para, em conjunto com os parceiros, discutir aquilo que é possível fazer», referiu, ressalvando, no entanto, que há que definir prioridades.
«Vamos ver se essa será uma prioridade ou não», afirmou Ana Jorge em Viana do Castelo, à margem do I Congresso sobre Estilos de Vida Promotores de Saúde.

Sem comentários: