segunda-feira, 21 de julho de 2008

273) DENTES SÃOS - 1º PASSO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Esteve hoje presente na nossa escola uma Técnica Superiora de Higiene Oral do Centro de Saúde do Cacém, no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral da Direcção Geral de Saúde. Segundo a simpática senhora, este programa desenvolve-se através de várias observações feitas aos alunos de idades compreendidas entre os 7 e os 12/13anos. Por vezes são também observados alunos dos jardins de infância. A 1ª observação dá-se no 2º ano, fazendo-se outra no 4º e uma terceira no 6º ano com alunos já anteriormente referenciados como portadores de alguma cárie.
Ainda de acordo com números fornecidos pela higienista oral contactada, no anterior ano lectivo (2006/07) a percentagem de crianças livres de cárie nos jardins de infância públicos da zona do Cacém foi de 71% e o grupo dos meninos de 7 anos foi de 42% livres de cárie. A nível nacional não há nenhuma estatística actualizada.
Ora, aos 7 anos de idade, 42% de alunos de uma zona citadina estavam livres de cáries, o que significa que 58% apresentam já cáries dentárias. Estes casos são referenciados e depois transmitidos aos pais dos alunos. Infelizmente, muitos não se apresentam nos centros de saúde para posterior tratamento dos filhos. Lamentável atodos os níveis!
Daqui se faz um apelo aos pais para que tratem da higiene oral e da boa saúde dos garotos.
O LENCASTRE, BLOGUE-JORNAL
* * *
Um número a não esquecer: 58 % das crianças com 7 anos de idade já apresentam cárie dentária. Será que este número não diz absolutamente nada aos Ministérios da Saúde e da Educação ? Depois há quem diga que existem médicos dentistas a mais em Portugal.
Gerofil

Sem comentários: