quinta-feira, 5 de junho de 2008

256) Cheques dentista já estão disponíveis para grávidas e idosos

O primeiro cheque dentista para grávidas foi emitido dia 2 de Junho. O programa de saúde oral vai dispor de 21 milhões de euros, para o primeiro ano, e além das grávidas vai também abranger idosos carenciados.
Os utentes vão poder escolher qualquer médico que conste da lista dos profissionais aderentes da respectiva região de saúde. Até ao momento já foram emitidos 43 cheques dentista.
“Será por prescrição do médico de família. No caso dos idosos é necessário que tenham direito ao complemento solidário”, afirmou Ana Jorge, ministra da Saúde, na emissão simbólica do primeiro cheque dentista a uma grávida, no Centro de Saúde dos Olivais (Lisboa). Na ocasião, a ministra da Saúde assumiu que não estão feitas as contas da poupança para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Segundo Ana Jorge, um programa de saúde oral no sector público obrigaria a “um investimento muito dispendioso”, por ser necessário instalar equipamentos e colocar muitos profissionais nos centros de saúde. “Colocar exclusivamente no sector público o programa de saúde oral exigiria um esforço muito grande para que o programa fosse alargado equitativamente”, acrescentou.
O Ministério da Saúde assegura que todos os centros de saúde do país poderão disponibilizar os cheques dentista. O programa prevê tectos máximos de 120 euros para as grávidas, repartidos por três cheques e a realização de tratamentos pode ser concluída até 60 dias após o parto. Para os idosos o valor máximo é de e de 80 euros mais uma comparticipação até 250 euros para a colocação de próteses dentárias.
Cristina Sambado

Sem comentários: