terça-feira, 29 de abril de 2008

245) Saúde Oral: Crianças terão direito a cheques-dentista no próximo ano

As crianças portuguesas vão ser abrangidas no próximo ano pelos cheques-dentista, que dão aos utentes do Serviço Nacional de Saúde direito a consultas ou tratamentos em clínicas ou consultórios privados, anunciou à Lusa o bastonário dos Médicos Dentistas.
Ainda não há uma decisão sobre quais as faixas etárias que terão direito a estes cheques-dentista, mas as crianças dos seis aos 12 anos deverão ser abrangidas. Segundo o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, também não está definido qual o valor desses cheques.
A Ordem está ainda a negociar com o Ministério da Saúde o envolvimento de outros grupos de pessoas, como os diabéticos, neste programa que dá acesso aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a tratamentos de saúde oral em privados.
No próximo mês deverão começar a ser usados os cheques-dentista para grávidas e idosos. De acordo com Orlando Monteiro da Silva, aderiram até ao momento a este programa mais de dois mil dentistas e estomatologistas um pouco por todo o país. A lista de todos os consultórios e clínicas pode ser consultada na página da Internet da Direcção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) e a escolha cabe apenas ao utente.
Cada grávida seguida no centro de saúde terá direito a três cheques-dentista, num valor máximo total de 120 euros. O programa prevê abranger 65 mil grávidas. Os idosos beneficiários do complemento solidário poderão usufruir de um máximo de dois cheques-dentista, num total anual de 80 euros.
Consoante os casos, são requisitos fundamentais um atestado de gravidez ou um comprovativo da situação de beneficiário do complemento solidário emitido pelo Instituto de Segurança Social. Os dados da Ordem dos Médicos Dentistas estimam que haverá 195 mil consultas para grávidas (num total de 7,8 milhões de euros) e de 190 mil consultas para idosos (num total de 7,6 milhões de euros). Se houvesse uma distribuição equitativa dos cheques pelos médicos dentistas aderentes, cada clínico teria proveitos superiores a 6.800 euros anuais.
RTP

Sem comentários: