Os dentes do siso, como são conhecidos, são os últimos molares de cada lado dos maxilares e surgem por volta dos 18 anos, quando, presume-se que, o indivíduo adquire a maioridade e o juízo. Porém, em sua maioria, os dentes do juízo encontram uma série de problemas para nascer.
Os problemas mais comuns acontecem quando o dente está total ou parcialmente envolto por tecido ósseo e gengival e não consegue nascer normalmente. O dente totalmente retido pode provocar a reabsorção da raiz do dente vizinho, o aparecimento de cistos odontogênicos e ainda tumores, como o ameloblastoma.
Quando parcialmente erupcionado pode provocar a infecção da mucosa sobre o dente onde houve infiltração de bactérias. Nestes casos há a possibilidade de remoção dos dentes ou acompanhamento odontológico. "Nos casos em que o paciente não apresenta nenhuma sintomatologia, a remoção não é necessária, é feito apenas um acompanhamento clínico e radiográfico", explica Prisco Bortholi, professor de odontologia da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo).
A visita periódica ao dentista é a melhor maneira de evitar complicações do mau posicionamento dos dentes do siso, já que não há possibilidade de se prevenção. Atualmente, a remoção de dentes retidos tornou-se um procedimento cirúrgico de rotina. Na maior parte dos casos a remoção é de rápida execução e confortável para os pacientes. Geralmente, pacientes mais jovens toleram melhor o procedimento.
Boa parte dos casos de dentes retidos devem-se ao fato de demorarem a nascer e quando no período normal para surgir não encontrarem espaço suficiente. Essa falta de espaço pode ser por um fator hereditário ou ainda devido a evolução da espécie. É comum membros de uma mesma família apresentarem dentes retidos de forma semelhante e com a evolução do homem, os ossos da maxila e a mandíbula diminuíram, já que a alimentação moderna, composta por alimentos pastosos e cozidos, não exige estruturas maiores.
3 comentários:
Tenho muito medo disso e fui informada hoje que precisarei tirar os 4 cisos. Um de baixo está totalmente na horizontal e o do outro lado está com incluso e com osso na frente. Os de cima não vi nenhum problema, parecem que irão nascer sem problemas, mas minha dentista disse que tenho que tirá-los também pois poderá causar problemas, já que os dois debaixo serão arrancados. Ela está correta? Precisarei mesmo tirar os 4? Posso pedir a ela que me dê anestesia geral ao invés de local?
Meu noivo tirou os 4 de uma vez e passou muita dor depois, é melhor tirar 2 e depois mais 2?
Aqui que posso responder para Camila?
Camila, você precisa tirar os quatro, pois, caso contrário, os de baixo não encontrarão barreira e continuarão a crescer.
E, sobre a anestesia, acho que eles nunca dão geral quando pode ser local. A primeira é mais perigosa e problemática.
Eu te desejo boa sorte, pois sei como é ruim fazer cirúrgia e como é ruim ser ansioso e ter medo de cirúrgia...
EU TIREI OS MEUS DENTES DO SISO..NA OUTRA SEMANA VOLTEI PRA ACADEMIA JA..SENTI DORES NESSA SEMANA..FIQUEI MUITO PREOCUPADO POIS COMO TIVE UMA CIRURGIA BEM COMPLICADA..AXO Q ACADEMIA AJUDOU A AUMENTAS AS DORES..ENTAO EU QUERIA SABER DEPOIS DE QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA EU POSSO VOLTAR A FREQUENTAR UMA ACADEMIA???
MUITO OBRIGADO
Enviar um comentário