domingo, 6 de abril de 2008

238) Pesquisadores detectam sinais de osteoporose a partir de simples radiografia panorâmica da boca

A partir da radiografia panorâmica da boca de pacientes, pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão estão conseguindo identificar sinais de osteoporose, doença provocada pela perda de massa óssea, considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A perda de massa óssea atinge no mundo uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, segundo a International Osteoporosis Foundation. Os dentistas não vão tratar da doença, mas, sabendo reconhecer, podem orientar os pacientes, como já acontece com o diabetes, a hipertensão e uma série de outros problemas que são pegos em exames odontológicos.
Testes com animais feitos por pesquisadores da Forp mostraram até agora que o café em doses excessivas (acima de seis xícaras por dia) pode aumentar as chances de osteoporose em mulheres jovens e acima do peso (grupos que seriam menos vulneráveis ao problema). Segundo os pesquisadores, nas primeiras duas etapas da pesquisa laboratorial, as cobaias que tomaram a bebida tiveram um aumento de até 20% na eliminação diária de cálcio. Para saber se a cafeína é a substância responsável pela perda - o que colocaria outros alimentos como refrigerantes na lista de perigo -, os pesquisadores estão agora injetando nas cobaias a substância pura, em doses proporcionais às encontradas no café.

Sem comentários: