sábado, 26 de abril de 2008

243) Periodontite pode levar à perda dos dentes

Todas as pessoas reconhecem que o sorriso serve como um verdadeiro cartão de visitas. No entanto, a má escovação, problemas hormonais e hereditários podem acarretar uma inflamação dos tecidos bucais, conhecida por periodontite, que se não for tratada na fase inicial pode levar à queda dos dentes.
“O maior problema da periodontite é, por se tratar de uma doença sem nenhuma sintomatologia dolorosa, o paciente não sente dor, achando que está tudo bem e não procura tratamento nos estágios iniciais”, esclarece o dentista Sidnei Goldmann.
De acordo com os especialistas, a periodontite é resultado do acumulo de bactérias sobre a gengiva que destrói as fibras da arcada dentária, causa sangramento, mobilidade do dente, detrimento ósseo e, em alguns casos, a perda do dente. Assim, a má escovação faz com que o alimento permaneça na boca e aumente a placa bacteriana.
Entre as mulheres, na época da menopausa, naturalmente, aumenta o número de germes bucal que podem proceder a periodontite. Também se deve alertar que as grávidas devem se prevenir para na repassar aos filhos bactérias danosas. Estudos comprovam clinicamente que os bebês podem herdar microorganismos da mãe e ficar propício a uma inflamação bucal.
O tratamento básico contra a inflamação dos tecidos bucais é a remoção da placa de germes (tártaro) por meio da raspagem da gengiva e raiz do dente. A perda dentária precoce é grave. A orientação é não deixar o quadro se agravar para, daí, procurar o auxílio de um especialista. De acordo, com Goldman, o conceito de que tudo o que é tratado antes tem maior probabilidade de cura também serve para a saúde bucal.

Sem comentários: