quarta-feira, 4 de julho de 2007

175) Faria Gomes homenageado

No passado dia 26 de Maio de 2007, na Reitoria da Universidade do Porto em sessão solene presidida pelo Magnifico Reitor, realizou-se a apresentação oficial da Academia de Medicina Dentária e fez-se a imposição das insígnias aos académicos fundadores. Entre os distinguidos estavam o ilustre barroense, médico estomatologista e ex-professor associado convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, António Augusto Faria Gomes, e o aguedense Olávio Sereno.
Faria Gomes nasceu em 12 de Maio de 1931, filho de Marcolino Gomes, mecânico dentista, de Barrô, e Olinda Faria, de Mogofores. Embora não tendo nascido em Barrô, desde sempre adoptou esta como sua terra, onde, aliás, os pais viveram largos anos, até para além da morte do pai. Licenciado em medicina pela Universidade de Coimbra, em 1957, efectuou o exame de especialidade de estomatologia à Ordem dos Médicos em 1961, com aprovação por unanimidade.
Responsável pela cirurgia oro-maxilo-facial no Hospital Conde de Sucena, em Águeda, de 1962 a 1965, foi mobilizado como tenente meliciano médico para o Hospital de Luanda, entre 1965 e 1967, tendo sido nomeado médico chefe do serviço de estomatologia. Foi nomeado director do serviço de estomatologia do Hospital Distrital de Aveiro em 1978. Foi presidente do Colégio de Especialidade da Ordem dos Médicos, de 1987 a 1989, presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, de 1980 a 1983, professor convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo regente da disciplina de prótese fixa do Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial, de 1988 a 2001, data em que atingiu a reforma por limite de idade.
A sua área de maior interesse clínico-científico tem sido a implantologia, onde é um dos pioneiros e dos mais conceituados profissionais do país. Proferiu inúmeras conferências em reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo publicado vários artigos em revistas da especialidade, sendo mesmo correspondente de uma revista espanhola. Foi organizador de vários eventos científicos, tendo sido galardoado pela Sociedade Espanhola de Estomatologia, com o Diploma de Honor, em 1983. É um dos principais impulsionadores das relações profissionais entre Portugal e Espanha, tendo sido presidente e secretário-geral do primeiro e terceiro congresso luso-espanhol organizados em Braga e Coimbra respectivamente. É membro efectivo do “Comité de Liaision Dentaire” da Comunidade Europeia. V.C.

Sem comentários: