segunda-feira, 16 de julho de 2007

179) Saúde dentária passa pelos bons alimentos

Para uma boa saúde dentária, segundo o estomatologista Avelino Cachilandala, é importante uma boa alimentação com frutas como banana, mamão, maça, bem como outros alimentos como cereais, carne, peixe, vegetais, verduras, pão, queijo, leite e iogurtes, que são ricos em cálcio, vitamina A e ajudam a cuidar e fortalecer os dentes.
A cárie, de acordo com Avelino Cachilandala, é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre a placa bacteriana cariogênica (uma espécie de película composta por bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes), dieta inadequada e higiene deficiente.
O especialista disse que a perda dos dentes, problemas de audição e de fala, dentes permanentes tortos, baixa de auto estima, são os principais efeitos da cárie na infância.
Jornal de Angola Online
* * *
Este recado fica bem aos responsáveis pelas políticas de saúde primária em Portugal. Pena que os órgãos de comunicação social sejam sistematicamente utilizados para fins sem quaisquer interesses para a população, quando deveriam ser a melhor forma de divulgação da cultura e de hábitos e estilos de vida saudáveis - seria bonito mas não dão votos nas urnas no imediato.
É o amadorismo político que temos no país.
Gerofil

Sem comentários: