terça-feira, 10 de julho de 2007

178) «Mundo a Sorrir» debatido na Maia: Intervenção em Cabo Verde e Guiné-Bissau

O projecto «Mundo a Sorrir» vai ser discutido no próximo dia 30 de Maio, durante a reunião do Rotary Club da Maia. «Mundo a Sorrir» é um projecto da Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, que tem por objectivo «melhorar as condições da Saúde Oral em Portugal e no Mundo».
De acordo com um comunicado da associação, o projecto tem actualmente em curso duas medidas de apoio à saúde oral em países carenciados de Língua Portuguesa, como Cabo Verde e a República da Guiné-Bissau, levadas a cabo por médicos dentistas voluntários que para além de realizarem vários tratamentos dentários, promovem também campanhas de sensibilização da Higiene Oral.
A próxima missão do «Mundo a Sorrir», desenvolvida pelo Rotary e pelo Rotaract Club da Maia, visa recolher material médico «consumível e medicamentos», a ser utilizado pela associação durante os meses de Agosto e Setembro, na Guiné-Bissau.
* * *
Todas as iniciativas tomadas em prol dos desfavorecidos são sempre de louvar. Mas atenção, jamais esqueçamos as crianças que em Portugal sofrem tanto ou mais que as crianças em Cabo Verde ou na Guiné-Bissau.
Infelizmente, nenhum poder político quer resolver o problema da saúde oral em Portugal, preferindo todos enterrar a cabeça na areia. É assim os políticos que temos em Portugal: incapacidade de sentir emoções ou de qualquer tipo de sentimentos por crianças e jovens indefesos perante o completo desleixo do Serviço Nacional de Saúde pela sua saúde oral. Uma vergonha de um país membro da União Europeia.
* * *
COMENTÁRIO RECEBIDO VIA E-MAIL (17.07.2007):
Apenas uma pequena informação adicional. A noticia corresponde ao projectos desenvolvidos no Ano Passado. Actualmente a ONG Mundo a Sorrir, desenvolve projectos de Saúde Oral na Guiné-Bissau e Cabo-Verde, tendo no próximo Outubro um projecto em parceria com a AMI.
Todavia, por sermos uma ONG Portuguesa, e por estarmos conscientes da realidade de Saúde Oral existente nas comunidades mais desfavorecidas em Portugal a Mundo a Sorrir, desenvolve campanhas de Saúde Oral na zona Norte e Sul do País. É parceira também do projecto "Dentes Saudáveis" da EntrAjuda.
As instituições que a Mundo a Sorrir dá apoio são: Casa Pia, Casa do Gaiato, Bairros do Lagarteiro, Escolas, Orfanatos, Lares e instituições particulares de Solidariedade Social. Sabemos que em Portugal não devemos ultrapassar os órgãos competentes para actuarem e mudarem a triste realidade da Saúde Oral, mas podemos alertar, denunciar e confrontar as autoridades para que estas se envergonhem da sua inoperância.
DESDE JÁ O MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES. ASSIM TENHAM O APOIO TOTAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO PARA ALARGAREM A VOSSA ACTIVIDADE.
Gerofil

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas uma pequena informação adicional.
A noticia corresponde ao projectos desenvolvidos no Ano Passado. Actualmente a ONG Mundo a Sorrir, desenvolve projectos de Saúde Oral ha Guiné Bissau e Cabo-Verde, tendo no próximo outubro um projecto em parceria com a AMI.

Todavia, por sermos uma ONG Portuguesa, e por estarmos conscientes da realidade de Saúde Oral existente nas comunidades mais desfavorecidas em Portugal a Mundo a Sorrir, desenvolve campanhas de Saúde Oral na zona Norte e Sul do País. É parceira também do projecto "Dentes Saudáveis" da EntrAjuda. As instituições que a Mundo a Sorrir dá apoio são: Casa Pia, Casa do Gaiato, Bairros do Lagarteiro, Escolas, Orfanatos, Lares e instituições particulares de Solidariedade Social.

Sabemos que em portugal não devemos ultrapassar os orgãos competentes para actuarem e mudarem a triste realidade da Saúde Oral, mas podemos alertar, denunciar e confrontar as autoridades para que estas se envergonhem da sua inoperância.