quinta-feira, 29 de março de 2007

152) Escola José Falcão inaugurou Gabinete de Promoção da Saúde

A Escola José Falcão de Miranda do Corvo inaugurou o Gabinete de Promoção da Saúde (GPS), que vai funcionar às segundas-feiras à tarde com a presença de uma enfermeira do Centro de Saúde para esclarecer dúvidas aos estudantes. «Numa população escolar com cerca de 700 alunos e uma multiplicidade de problemas, é indispensável que os estudantes encontrem respostas técnicas e profissionais sobre as suas dúvidas», salientou Fausto Luís, presidente do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e director da Escola José Falcão.
Num ambiente informal, a inauguração contou com a presença da vereadora Carla Baptista, médica que vai apoiar tecnicamente o projecto, do director do Centro de Saúde, César Fernandes, do chefe do serviço de enfermagem, José Taborda, e das estagiárias de enfermagem do 4.º ano da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que foram autoras do projecto, para além de outros responsáveis e de um representante da Associação de Estudantes. Através do GPS, os alunos poderão esclarecer dúvidas sobre saúde, oral, alimentação saudável, actividade física, segurança e prevenção de acidentes, sexualidade, álcool, drogas e outros assuntos relacionados com a saúde.
A vereadora Carla Baptista destacou o grande «valor educativo do projecto», que assenta numa vertente «de promoção da saúde e da prevenção da doença». «A vertente da promoção da saúde tem vindo a ser esquecida no país, mas o Centro de Saúde de Miranda do Corvo mostrou que se mantém na vanguarda dos cuidados primários de saúde, promovendo intervenções de grande valor educativo», sublinhou a autarca.
Para o director do Centro de Saúde, César Fernandes, a criação do GPS insere-se «numa filosofia de implementar uma medicina de proximidade, cada vez mais perto dos cidadãos». Segundo este responsável médico, «a população escolar é tão vulnerável que poderá beneficiar bastante deste espaço», onde os alunos poderão expor as suas preocupações e esclarecer dúvidas num «espaço de diálogo aberto e confidencial».
O GPS resulta da parceria entre o Centro de Saúde, o Agrupamento de Escolas José Falcão e a Câmara Municipal, com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal.

Sem comentários: