sexta-feira, 2 de março de 2007

145) “Dois Euros Pela Sua Saúde”

Nas próximas semanas a Avale vai lançar a campanha “Dois Euros Pela Sua Saúde”. “Cada pessoa faz uma inscrição, paga dois euros mensais e tem direito ao acesso a assistência médica e enfermagem ao domicílio, pagando cinco euros pelos médicos e três euros por enfermagem”, explica o presidente. Nesta fase serão adquiridos dois veículos para as deslocações dos médicos e enfermeiros.
Nos dois dias seguintes à publicação do anúncio a pedir médicos de clínica geral, a Avale recebeu vários currículos. Em relação à clínica, irá abrir em breve na urbanização do Monte Penedo, em Milheirós, em instalações da junta, com as especialidades de estomatologia e podologia. Estão previstas a introdução de outras especialidades médicas, que ainda não estão definidas.
Este projecto de medicina ao domicílio, organizado por uma associação de juntas de freguesia, é único em Portugal. O seu director clínico é Jorge Rodrigues, cirurgião plástico, e conta com a colaboração do Hospital de Nossa Senhora da Conceição de Valongo, para onde serão encaminhados os casos de urgência ou os casos em que é necessária a realização de exames mais complexos.
O projecto de médicos ao domicílio da Avale pretende ser autosustentável e não conta com apoios da câmara municipal ou de outra instituição. O autarca de Milheirós refere que “as juntas de freguesia mudaram a sua filosofia, deixaram de ser meros postos administrativos, muitas vezes a desenvolver as tarefas da câmara municipal, e passam agora a desenvolver um trabalho mais autónomo. Por isso é que temos vindo cada vez mais sistematicamente a dizer que as freguesias têm que ter competências próprias, e não delegadas, e têm que ter verbas distribuídas pelo Orçamento Geral do Estado para estas tarefas”.

Sem comentários: