segunda-feira, 26 de março de 2007

150) Brincar e Aprender…

Na segunda-feira, a Delegação de Saúde Pública do Barreiro foi fazer uma acção de promoção da saúde junto dos mais novos, acção esta que se engloba no projecto saúde escolar. Os alunos da Escola do 1ºciclo do Ensino Básico de Coina e da Escola nº2 do 1ºciclo do Ensino Básico da Telha (St.André) bem que ficaram contentes e no final disseram que aprenderam bastante.
Técnicas, enfermeira, nutricionista e higienista oral fizeram um teatro de fantoches para ensinar às crianças como devem comer bem e lavar os dentes.
A história começa com o Capuchinho Vermelho que é muito guloso e tem preguiça de lavar os dentes. O Capuchinho vai levar o almoço à sua amiga Branca de Neve que está doente, mas no caminho encontra o Pinoquio que é muito mentiroso. A menina diz-lhe que não gosta de sopa nem de fruta e que queria comer sempre doces, o Pinoquio diz-lhe que pode comer os doces, pois não fazem mal. O que é certo é que o Capuchinho ficou com dor de barriga e com uma cárie no dente. Nessa altura encontra o Robin dos Bosques que diz ser necessário a intervenção da Fada Nutricionista, esta diz ao Capuchinho que deve comer sempre o pequeno almoço antes de sair de casa, comer sopa, carne ou peixe e fruta, para crescer saudável e com energia. Como o Capuchinho também lhe doía o dente, foi preciso chamar a Higienista Oral que ensinou aos meninos e meninas como se devem lavar os dentes e que não podem comer muitos doces.
A brincar aos fantoches, os meninos aprenderam que não devem comer doces em exagero, que é importante ter uma alimentação saudável e que devem lavar bem os dentes, pelo menos 3 vezes por dia. Os alunos estiveram com muita atenção ao teatro, visto que estavam interessados em aprender de uma forma diferente. No fim, prometeram não levar mais doces para o lanche, tendo assim uma alimentação saudável.
Este é um bom exemplo de promoção da saúde, para que de pequeninos se comece a cuidar da saúde e em adultos vivam felizes e saudáveis.
Jornal do Barreiro

Sem comentários: