segunda-feira, 26 de maio de 2008

252) Saúde bucal mais intensificada

Pedro Avelino (Rio Grande do Norte), BRASIL - A Secretaria de Saúde de Pedro Avelino intensifica os investimentos na promoção da saúde bucal entre as crianças e os adolescentes. O projeto busca formar uma geração mais saudável que as anteriores, que cresça livre da necessidade de fazer tratamentos dentários mais sérios ou mesmo extrair os dentes por falta de cuidados.
O município, que é administrado pelo prefeito Sérgio Cadó, está promovendo uma reformulação no setor da saúde. Os investimentos também incluem melhorias no hospital municipal, no atendimento do programa Estratégia de Saúde da Família. A prefeitura mantém um serviço de consultas e procedimentos odontológicos variados, através de sues postos de saúde e gabinetes distribuídos na sede e em outras comunidades.
Mas o projeto voltado ao publico escolar propõe estabelecer uma relação mais direta entre o dentista e o paciente, através de uma escala de visitas às escolas municipais. A iniciativa é viabilizada através de uma parceria entre as secretarias municipais de educação e saúde. Segundo informações do órgão municipal de saúde pública, todas as unidades de ensino administradas pela prefeitura estão incluídas no projeto, que tem uma programação formada de palestras sobre higiene bucal e ações como aplicação de flúor e escovação.
A principal meta é fixar na educação dos estudantes a necessidade de escovar os dentes sempre após cada refeição e antes de dormir, como também usar fio dental e visitar o dentista regularmente. O projeto busca atacar, localmente, a cultura de descaso com a saúde bucal, tradicionalmente dominante no interior. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o investimento na saúde bucal nas escolas acontece num momento em que a prefeitura direciona recursos para outros projetos na área de atendimento odontológico.
Um dos objetivos deste ano é adquirir um gabinete odontológico móvel para atender principalmente a população da zona rural. O equipamento será usado para que os dentistas possam atender os moradores nas comunidades mais distantes do centro, sem que os moradores precisem se deslocar, um fator que desestimula a população na hora de procurar atendimento.
* * *
E nós por cá, em Portugal, quem assume a responsabilidade de chegar a quem não pode ir a uma consulta ? Como vai o Programa de Saúde Oral Escolar por essas escolas de todo o país ?
Gerofil

Sem comentários: