quarta-feira, 21 de maio de 2008

251) Como cuidar do sorriso infantil

Escovação (1) - É preciso sempre escovar os dentes depois de comer - um ritual que deve se repetir, no mínimo, de três a quatro vezes por dia, a partir do nascimento do primeiro dente. Supervisione a escovação da criança - e até mesmo do adolescente - até que ela tenha controle total do procedimento e saiba usar o fio dental.
Por volta dos seis anos, em média, pode ser introduzido o uso de enxagüante bucal. Então, pode-se começar a fazer uma higiene completa, com escova, fio dental e um bochecho com enxagüante para finalizar. O fio deve ser utilizado pelo menos duas vezes ao dia. E lembre-se: o maior e mais eficaz exemplo é o dos pais. Portanto, não adianta só mandar, você precisa fazer também.

Escovação (2) - Também é preciso escovar os dentes depois dos lanchinhos fora de hora. Essa orientação vale para tudo, doces e salgados. É muito importante criar o hábito e manter a freqüência de escovação.
Fica mais fácil quando a criança tem uma rotina para se alimentar: come nas horas certas e, logo em seguida, faz a higienização. Pela manhã, ao acordar, o ideal é escovar os dentes, tomar o café da manhã e voltar a escová-los.

Traumatismos - Se seu filho sofrer uma queda e perder um dente, atenção: junte o dente segurando-o pela coroa (a parte que fica aparente na boca, não a raiz) e mergulhe-o, preferencialmente, em um copo com leite. Caso não consiga leite na hora, procure utilizar, pela ordem, soro fisiológico, saliva (coloque o dente que caiu debaixo da sua língua) ou água. Faça uma compressa com gaze no local e procure o dentista imediatamente, para que tente fazer um reimplante.
Jamais enrole o dente em um pano ou guardanapo, o que faria com que perdesse as fibras. Mesmo que esteja sujo, deixe-o como está. Caso a batida não tenha feito o dente cair, mas apenas o deixado meio solto na boca, não tente arrancá-lo. Encaixe-o de volta no lugar e vá ao consultório. Manter a calma, em ambas as situações, é fundamental.

Sem comentários: