quinta-feira, 27 de março de 2008

235) Saúde Oral: Mais de mil médicos aderiram ao programa para grávidas e idosos

Mais de mil dentistas e estomatologistas, dos quais quase metade da região Norte, aderiram em duas semanas ao programa de saúde oral das grávidas e dos idosos, segundo dados divulgados hoje pela Ordem dos Médicos Dentistas. De acordo com as estatísticas, 1.148 dentistas e estomatologistas aderiram ao programa entre as 12:00 de 11 de Março, data de abertura de inscrições, e as 15:00 de terça-feira.
Deste número, quase metade dos profissionais (508) são da Região Norte, seguindo-se os do Centro (349) e de Lisboa e Vale do Tejo (236). O Alentejo (28) e o Algarve (27) são as Regiões onde os médicos menos aderiram ao programa.
Os cuidados de saúde foram prestados em 1.278 locais distintos, tendo a taxa de cobertura por concelho sido maior na região Centro (91 por cento). Seguiram-se o Norte (87 por cento), Lisboa e Vale do Tejo (76 por cento), Algarve (69 por cento) e Alentejo (35 por cento).
Dos 1.148 profissionais que aderiram ao programa, 1.023 (dentistas) estão inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas e 125 (estomatologistas) na Ordem dos Médicos.
Comentando, em declarações à Agência Lusa, os dados, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, salientou a "grande adesão" dos profissionais, apesar de existirem "5.500 dentistas no activo". "É uma grande adesão, que é suficiente para assegurar o funcionamento do programa", sustentou, acabando por admitir ser "desejável mais incrições" de médicos. Orlando Monteiro da Silva adiantou que as inscrições "on-line" (no portal da Direcção-Geral de Saúde) estão abertas até ao fim de Abril e que a Ordem vai promover em Maio duas acções de esclarecimento no Porto e em Lisboa.
O programa de saúde oral das grávidas e idosos, do Serviço Nacional de Saúde, prevê "cheques-dentista" (comparticipações nas consultas e tratamentos) que só poderão começar a ser usados a partir de 01 de Maio, segundo o bastonário.
Cada grávida seguida no centro de saúde terá direito a três cheques-dentista, num valor máximo total de 120 euros. O programa prevê abranger 65 mil grávidas. Os idosos beneficiários do complemento solidário poderão usufruir de um máximo de dois cheques-dentista, num total anual de 80 euros.
Consoante os casos, são requisitos fundamentais um atestado de gravidez ou um comprovativo da situação de beneficiário do complemento emitido pelo Instituto de Segurança Social. Os utentes podem escolher qualquer médico dentista ou consultório, desde que faça parte da lista de profissionais que aderiram ao sistema na respectiva região de saúde.

Sem comentários: