quarta-feira, 12 de março de 2008

231) Laboratório da Saúde visitado por 400 crianças

A ideia nasceu no curso de Apoio à Infância e, conta o formador José Cabral, decidiu-se desafiar professores e formandos do curso de Animador Sociocultural. Assim, 40 jovens do primeiro ano destes cursos construíram “laboratórios”, para, durante dois dias e com o apoio de profissionais de saúde como a nutricionista Mafalda Oliveira, mostrarem como se lavam os dentes e divulgarem cuidados com a alimentação.
Ao todo, e até às 15 horas, foram abrangidas por esta iniciativa 400 crianças das escolas do 1º ciclo da Matriz e da Conceição, na Ribeira Grande, que também dançaram e brincaram. Ângela Pereira, de 16 anos, partilha a sua satisfação com o curso, porque desde a primeira hora está a “ter contacto com crianças”. Pela frente tem mais dois anos e a equivalência ao 12º ano; depois, acalenta a esperança de trabalhar numa creche. Até lá, o professor José Cabral propõe-se promover mais acções deste género, pois, além do objectivo de beneficiar a comunidade “sensibilizando e desmistificando as idas ao médico”, considera-as essenciais “para quem no futuro vai trabalhar com crianças e profissionais de saúde”.
Por isso, garante Marco Sousa, da empresa Municipal Ribeira Grande Mais, a autarquia disponibiliza-se a ceder espaços e equipamentos. De resto, para o sucesso da acção a Eprosec contou, além da Câmara Municipal, com o apoio do Centro de Saúde da Ribeira Grande e da Atlas Optical Center. A ocasião foi aproveitada para ver boletins de vacina, medir massa corporal, fazer rastreio à visão e, a meio da manhã, já os técnicos deste centro tinham detectado, durante o rastreio, crianças com necessidade de efectuar exames ópticos e/ou oftalmológicos de despiste. O técnico Nuno Santos aproveitou para advertir sobre os efeitos provocados pelo excessivo tempo em má postura frente a monitores de televisão e computador.
Ricardo Viveiros Cabral, médico dentista, tem-se dedicado desde 1994 à promoção da saúde oral. Ontem, enquanto distribuía pastas e escovas de dentes, avançou que o Centro de Saúde da Ribeira Grande vai estender acções de informação a Lar de Idosos. O médico lembra que os Açores são a única região do país com medicina dentária pública. “Actualmente, todos os centros de Saúde, excepto na Horta, promovem campanhas na comunidade e prestam consultas e tratamentos”, diz. Nos quadros dos centros de Saúde existem 17 médicos e mais cinco em regime de prestação. Ou seja, “quintuplicámos o número de médicos”, conclui.

Sem comentários: