quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

223) BRASIL: Projeto Sorria chega a Corumbá

O Projeto Sorria é uma entidade filantrópica de direito privado e sem fins lucrativos que presta atendimento médico e odontológico gratuito para as famílias de baixa renda. Depois de atender as carvoarias e o assentamento Mato Grande o projeto chega à cidade.
Criado pelo cirurgião dentista Dr. Nelson Nunes Ferreira em 1986 na cidade de Pedro Gomes (MS), o ônibus consultório do Projeto Sorria é totalmente equipado e viaja pelos municípios, sendo que já atendeu mais de 100 mil pessoas, com uma média de 20 a 30 pessoas por dia. Nelson explicou ao Corumbá On Line que esse projeto tem como objetivo atender e bem servir a quem precisa a custo zero.
“Como profissionais que somos, precisamos contribuir e fazer a nossa parte. Por isso resolvi trabalhar e bem servir aos que não tem condições de ir a um consultório odontológico”. Além de prestar atendimento médico e odontológico, o projeto ainda realiza palestras sobre higiene bucal, educação sexual e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
O projeto conta com dois ônibus e permanece no mínimo 30 dias dependendo da demanda de público, podendo se estender por mais tempo em cada município. E já passou pelos municípios de Anastácio, Bodoquena, Camapuã, Dois Irmão do Buriti, Rio Verde, Bonito e mais onze municípios. Sendo que o outro ônibus encontra-se em Miranda e a próxima cidade a ser visitada será Jardim.
Marina Abrão de Oliveira, moradora do bairro Centro América, levou seu filho Luciano de 7 anos, para receber atendimento odontológico, já que o atendimento no posto do bairro conta com poucos profissionais para atender a demanda. “Para sermos atendidos temos que enfrentar uma fila imensa e muitas vezes o dentista nem nos atende direito”, afirmou ao Corumbá On Line Marina.
Após ter seu filho atendido Marina sai muito satisfeita com o trabalho realizado pelo dentista. “Meu filho nunca foi tão bem atendido e graças ao doutor ele não vai perder o dente, mas teremos que voltar aqui na próxima semana para que termine o tratamento. Todos os dentistas deveriam ser como o seu Nelson, pois ele nem conhece meu filho e o atendeu com uma dedicação e um carinho como se eu tivesse pago”.
* * *
Voluntários em acção por uma boa causa. Que o exemplo seja contagioso e ultrapasse fronteiras, num mundo onde os contrastes sociais entre os ricos e os pobres se tornam cada vez maiores.
Um abraço fraterno aos que, no outro lado do Atlântico, trabalham em prol dos desfavorecidos. Fica a esperança que, cá por Portugal, também o voluntário para com o próximo seja uma realidade.
Gerofil

Sem comentários: