quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

225) Consultas dentárias a 20 euros

Uma consulta dentária a 20 euros e uma massagem terapêutica a 15 são preços propostos por escolas superiores de Lisboa a quem quer pagar menos por cuidados de saúde e não tem «medo» de ser atendido por estagiários.
«Os alunos estagiários são sempre acompanhados por professores em qualquer tipo de intervenção», alertaram os responsáveis da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa para apaziguar quaisquer receios.
Na escola que forma novos dentistas, os estudantes passam por treino pré-clínico em cabeças de bonecos e só depois praticam em pessoas, mas «sempre acompanhados», sublinhou o director da faculdade, António Vasconcelos Tavares.
No leque de serviços oferecidos na clínica dos alunos existem tratamentos preventivos, cirúrgicos, colocação de próteses e aparelhos dentários (ortodontia), higiene oral e até a especialidade de radiologia.
Os preços podem variar desde os cinco euros de uma aplicação de flúor ou um determinado tipo de Raio-X ou 10 euros referentes a uma restauração provisória até 1.450 euros na colocação de uma ponte dentária.
«O que pode acontecer é os tratamentos demorarem mais tempo», alertou o director do estabelecimento, recordando que as funções são desempenhadas por quem ainda está a aprender e por isso os atendimentos também acontecem durante o horário das aulas.
O perfil dos utentes dos serviços abertos ao público vão desde pessoas com dificuldades financeiras, as que pretendem tratamentos com garantia institucional até às que aproveitam o horário mais flexível (que chega a ser até à meia-noite) ou mesmo as condições de estacionamento «muito raras de encontrar em Lisboa», como recordou António Vasconcelos Tavares.
As receitas das consultas são reinvestidas na faculdade e o montante bruto destas iguala ou pode mesmo superar o orçamento estatal. Até Novembro último tinha existido um encaixe de receitas próprias 2,6 milhões de euros.
O número de reclamações tem sido residual e diz sobretudo respeito a tempo de espera e nunca à qualidade, sublinhou Mário Bernardo, vice-director da faculdade.

Sem comentários: