terça-feira, 12 de junho de 2007

170) Patrocínios para o desenviolvimento de projectos de saúde oral nas escolas

Várzea Grande (Brasil) - SECRETARIA BUSCA PARCERIAS PARA O PROJETO "Aprender Sorrindo": O secretário municipal de saúde, Guilherme Maluf, reuniu ontem (01) pela manhã com empresários e representantes de entidades de classe para apresentar o projeto Aprender Sorrindo criado com a finalidade de retomar o programa de prevenção em saúde bucal nas escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a coordenação de Saúde Bucal da SMS, Rita Sinohara, a prevenção traz resultados extremamente importantes na prevenção de cáries e extrações. “Além de ensinar a escovar os dentes, nossas equipes aplicam flúor e distribuem kits odontológicos às crianças”, explica.
Hoje o secretário Guilherme Maluf reuniu parceiros em potencial para a retomada do programa. Participaram da reunião representantes de redes de supermercados, hotéis, farmácias, entidades de classe, dentais, convênios odontológicos e empresários de outros ramos que terão retorno em mídia, na forma de patrocínio.
“Percebemos que a classe empresarial está cada vez mais consciente de suas responsabilidades sociais e acreditamos que o projeto será muito bem recebido principalmente pelo fato de representar mais qualidade de vida para a população cuiabana”, finaliza o secretário.
Durante a reunião o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, garantiu participação na parceria. “Conhecemos bem a realidade da periferia e sabemos o quanto este projeto vai pode representar em termos de redução de cáries e extrações”, frisou.
Gustavo Moreira de Oliveira – Presidente do Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso (Sinodonto), elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Cuidando da saúde bucal do cidadão é possível ainda evitar inúmeras outras complicações à saúde das pessoas”, disse Gustavo, referindo-se a problemas de baixo peso, partos prematuros, problemas cardíacos, dentre outros. “O nosso sindicato está à disposição desta parceria”, garantiu ele.
O projeto ainda recebeu apoio irrestrito do Conselho Regional de Odontologia. “Faltam campanhas preventivas em saúde bucal na mídia e este projeto, com apoio dos parceiros, permitirá que as orientações cheguem às escolas e consequentemente às famílias cuiabanas”, ponderou o presidente da entidade, Hani Fares.
Representantes dos supermercados Comper e Modelo também participaram da reunião e reconheceram a importância do Aprender Sorrindo. A Universidade de Cuiabá também se fez presente e ratificou a disposição de retomar a parceria em recursos humanos.
* * *
Tenho aqui apresentado toda uma série de exemplos de iniciativas tomadas em Portugal e no estrangeiro, no campo da saúde oral. Espero e desejo que as entidades competentes possam tirar daqui também algumas iniciativas para que as possam colocar em pratica. Porque o tempo urge, é já necessário agir hoje.
Gerofil

Sem comentários: