domingo, 10 de junho de 2007

169) Palestra: Crianças atentas

Crianças atentas à palestra sobre saúde bucal em Cuiabá

Saúde bucal foi o tema da palestra ministrada hoje (08) pela manhã por agentes comunitários de saúde a alunos da Escola Municipal Silvino Leite de Arruda no bairro Planalto. Trata-se de uma ação preventiva e cuja iniciativa partiu dos próprios agentes, sob a coordenação da enfermeira Luciana Regina de Aguiar Silva, responsável pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
“Nós estamos trabalhando com a prevenção de doenças através da promoção da saúde”, disse a enfermeira aos alunos ao abrir as atividades. Na oportunidade, os agentes cantaram uma música cujo tema também era saúde, animando a atenta platéia. A professora Irani Ribeiro Gnoatto, responsável pela equipe gestora da escola, enalteceu o trabalho dos agentes comunitários. “A prevenção é a melhor maneira de promover a saúde”, reconheceu, lamentando que muitos pais não se preocupam com cuidados preventivos, favorecendo o surgimento de cáries e a perda de dentes prematuramente.
O secretário municipal de saúde, Guilherme Maluf, considerou louvável a ação dos agentes comunitários e anunciou: “estamos nos organizando para retomar o programa de descentralização do procedimento coletivo odontológico a partir do segundo semestre”. Trata-se de um trabalho preventivo articulado pela Coordenação de Saúde Bucal da SMS e público alvo são alunos de escolas públicas.
24 horas News
* * *
Esta notícia ilustra o interesse que os temas de saúde têm junto dos mais novos. É neste sentido que também se terá de começar a agir e praticar, de forma sistemática, junto da comunidade educativa, fornecendo-lhe as armas de que necessitam para se prevenirem de doenças perfeitamente evitáveis.
Basta de simples intenções emanadas de gente colocada em gabinetes, desconhecedora muitas vezes da realidade do dia a dia.
Gerofil

Sem comentários: