quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

139) Trailer leva saúde bucal a alunos

Um trailer adaptado com equipamento odontológico vai beneficiar os alunos da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, com tratamento dentário gratuito, a partir da próxima segunda-feira (12). O consultório odontológico ambulante cedido pelo Sesi em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo levar saúde bucal aos estudantes da 1ª a 8ª séries das escolas municipais.
Além de tratamento básico como limpeza dentária, obturação e extração, os alunos vão receber também como trabalho de prevenção, palestras de motivação, orientação de escovação correta e aplicação de flúor. Os tratamentos específicos vão ser encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Os alunos vão ser atendidos de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h, por vinte e dois profissionais, entre dentistas e auxiliares, da rede municipal e estadual, que estarão fazendo rodízio na escola até atender toda a demanda de alunos. Os profissionais estarão sob a supervisão do coordenador de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Agnaldo Augusto."
O trailer leva o atendimento bucal a todos os locais. Muitas dessas crianças e jovens ainda não tiveram a oportunidade de cuidar dos dentes, seja por falta de orientação ou por dificuldades financeiras. O trailer na escola vai propiciar este contato e promover saúde", disse o coordenador. "Antes de começar o tratamento, os alunos vão passar por uma triagem para detectar se existe a necessidade do tratamento, para verificar qual o grau de urgência do problema bucal e, com a autorização dos pais ou responsáveis, o tratamento tem início", disse a atual diretora da escola Maria Ovídia, Rosemary Aparecida Perugini Torres.
A técnica em higiene dental Alice da Silva Jonsson, que vai atuar como uma das auxiliares dos dentistas, ressalta a importância do trabalho com os alunos. "Aqui os alunos vão ser conscientizados da necessidade de visitar o dentista regularmente. O trailer estando na escola facilita para o aluno receber orientação pelo professor dessa necessidade, além de ter como incentivo e motivação a companhia do colega, que também faz o tratamento", disse Alice.
O Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde conta ainda com dois outros trailers odontológicos que estão atuando também na zona rural.
Perfeituria Municipal de Poços de Caldas (Brasil)
* * *
Julgo de todo o interesse que, em Portugal, também se deva copiar alguns exemplos práticos existentes no Brasil. Já se teve a oportunidade de falar sobre o Programa de Saúde Oral que existe em Portugal - falta agora ver também na prática esse programa em todas as nossas escolas.
Porque é injusto qualquer descriminação na área dos cuidados de saúde, quaisquer que sejam as razões invocadas, o acesso a este tipo de programa tem obrigatoriamente de ser divulgado e facultado a todas as crianças e jovens do país, sob pena de estarmos a violar direitos fundamentais do ser humano. Fica, pois, aqui feita a chamada de atenção ao Senhor Ministro da Saúde e à Senhora Ministra da Educação.
Gerofil

Sem comentários: