quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

133) Bebês podem ter problemas na dentição e cavidade bucal detectados no primeiro ano de vida

Os pais estão preocupados com a higiene bucal dos filhos e por isso é cada vez mais comum bebês, de até um ano, fazerem sua primeira consulta odontológica. De acordo com o odontopediatra Marcelo Bonecker, a idade ideal para que o bebê faça a sua primeira visita ao dentista é aos seis meses de vida, período em que os dentes começam a nascer.
“É interessante que os pais levem a criança ao dentista no primeiro ano porque os pais estão mais receptivos para que possamos orientá-los e, assim, eles utilizarão os métodos que indicamos para a higiene bucal dos filhos”, comenta Bonecker. Além disso, nesta idade a criança também está aberta às mudanças de hábitos, como o cuidado com os dentes.
Na primeira consulta, o odontopediatra faz uma análise para conhecer os pais e a criança para, assim, verificar como são os hábitos de alimentação e higiene da família. “Após esta primeira conversa, fazemos um exame clínico no bebê para analisar se está tudo bem ou se há um problemas na dentição, cavidade bucal, ou outros. Se houver, inicia-se o tratamento mais adequado”, enfatiza Marcelo.
Nesta primeira fase da vida, os pais são os principais “agentes da saúde bucal”, pois, para as crianças, eles são os principais exemplos. “Hábitos saudáveis de higiene, como escovar os dentes após as refeições, e de alimentação são essenciais para o incentivo das crianças”, explica o odontopediatra. A escovação dental começa assim que os dentes começam a nascer e os pais têm que auxiliar as crianças até os sete anos e supervisionar até os 12 anos.
Outro ponto que os pais podem ajudar muito na saúde bucal dos filhos é na prevenção de doenças, como cáries. Bonecker afirma que evitar alimentos açucarados ajudam nesta ação. “Se a criança tomar leite adoçado ou mesmo do peito, ou consumir algum alimento que contêm açúcar, é necessário que faça a higiene bucal. Além disso, dê preferência para pastas de dente com flúor”. O odontopediatra também diz que o flúor é o principal veículo de prevenção das cáries.
“A quantidade e freqüência da aplicação do flúor no consultório odontológico depende de cada criança, depende se tem cáries ou não. Lembrando que a idade mínima do bebê é de seis meses para esta ação”, comenta.
Cárie, traumatismo, como dentes quebrados, e problemas com a mordida são os principais problemas que as crianças enfrentam. “Nesta fase, as crianças estão aprendendo a andar, correr. Por isso é alta a incidência de traumatismos”, relata. Mesmo assim, os pais têm muito mais acesso às informações do que no passado, podendo auxiliar e prevenir mais nas questões de saúde bucal dos filhos.

Sem comentários: