domingo, 25 de fevereiro de 2007

140) Cuidado desde o berço

A receita é simples: escovar os dentes após as refeições e usar fio dental. Essa é a principal medida para que crianças e adultos tenham boa saúde bucal e previnam o aparecimento da cáries. É simples assim.
(...) O professor de odontologia preventiva e social da Unirp, André Luiz Marçal Terreri, explica que o consumo de doces e bolachas deve ser sempre após as refeições e antes da escovação. “Alimentos com açúcar favorecem a instalação da cárie no dente”, afirma. (...) Segundo Terreri, o hábito da escovação começa nos primeiros dias de vida.
Até os seis meses, a mãe deve fazer a higienização com uso de gaze e água filtrada. A partir dessa idade, já existe no mercado escova específica para uso em bebês. A mãe deve ainda acompanhar a escovação até oito anos de idade, quando a criança adquire coordenação motora para remover sozinha as placas bacterianas.
Terreri diz que o uso de fio dental deve ser feito assim que surgirem os primeiros dentes na criança. Ele é que remove a placa bacteriana, que provoca a cárie. A doença, segundo o especialista, é causada por bactérias que estão na boca. Elas consomem o açúcar ingerido na alimentação e produzem ácidos que descalcificam os dentes até a formação da lesão. Se não for tratada, a cárie progride e atinge a polpa do dente, que precisa ser retirada (conhecido tratamento de canal).
A partir daí o dente não tem mais vida e fica preso apenas pela raiz. Pode evoluir ainda para gengivite (inflamação da gengiva) ou doença periodontal, que é a perda do osso que leva à queda do dente. Terreri orienta que a principal escovação deve ser feita à noite, antes de dormir. “Quando a pessoa adormece, a limpeza natural da boca é reduzida por causa da diminuição da produção de saliva e o risco de desenvolver cárie é maior.”
A saúde bucal depende também da boa calcificação dos dentes, que é garantida cedo, no período de gestação. Os “dentes-de-leite” começam a se formar a partir da 6ª semana e os permanentes a partir do 5º mês de vida intra-uterina. “A gestante deve ter dieta saudável rica em cálcio, fósforo e vitaminas para que o bebê tenha uma boa calcificação dentária, diz o professor André Terreri.
Ele alerta que a mãe é a maior responsável pela transmissão de microorganismos que causam a cárie. “Como a cárie é uma doença pode ser transmitida ao assoprar a papinha ou mesmo quando dá um beijo nos lábios do bebê. Mãe ou mesmo babá precisam ter bom padrão de saúde bucal”, diz.
Jornal Bom Dia (É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo para fins comerciais)

Sem comentários: