quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

102) Promoção da Saúde Oral na Quinta da Bonjóia

A Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto (FDSP) e a Ordem dos Médicos Dentistas assinaram um protocolo de cooperação que prevê a realização de acções conjuntas para a promoção da saúde oral. A primeira arranca já este mês na Quinta da Bonjóia. Com o objectivo de chegar a toda a população carenciada do Porto, esta parceria começa por abranger numa primeira fase crianças.
Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, avançou que estão a ultimar os pormenores da campanha «João Dentão» que deverá abranger 1,3 milhões de crianças em todo o país. No Porto, o local escolhido é a Quinta da Bonjóia, onde serão distribuídos kits de higiene oral. Será também montado um consultório dentário com o equipamento necessária para a realização de rastreios e, para as crianças mais carenciadas, estão previstas duas consultas gratuitas. À Câmara do Porto caberá garantir a deslocação das escolas até esta clínica improvisada na sede da FDSP.
Orlando Monteiro da Silva acredita que a Quinta da Bonjóia pode transformar-se a breve trecho no campus profissional da medicina dentária com a realização de congressos científicos, a promoção de estágios profissionais e a definição de um programa cultural da responsabilidade da Ordem. O responsável referiu ainda que há já várias sociedades científicas interessadas em participar neste projecto nomeadamente faculdades com licenciatura em Medicina Dentária.
Para a presidente do Conselho de Administração da FDSP a maior vantagem desta parceria é permitir que o tema da saúde oral chegue aos inquilinos municipais, 20 por cento da população da cidade. Matilde Alves considera fundamental que esta questão, negligenciada em muitos casos, chegue aos bairros camarários de forma a aumentar o grau de cidadania e a melhorar a auto-estima dos moradores. A ideia é transportá-los até à Quinta da Bonjóia e tirar proveito do consultório dentário aqui improvisado.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas confia que com esta parceria podem chegar a outros públicos carenciados inseridos em programas sociais da Câmara do Porto e exemplificou os utentes do programa Porto Feliz, criado para erradicar os arrumadores da cidade.
Ana Magalhães

Sem comentários: