domingo, 28 de outubro de 2012

591. PORTUGAL: Programa de saúde oral infantil suspenso


O governo suspendeu a emissão de cheques dentista a crianças e jovens. O Ministério da Saúde invoca razões orçamentais para suspender a medida para os beneficiários de 7, 10 e 13 anos. A suspensão tem efeitos imediatos e vai vigorar até ano final do ano. Os cheques dentistas foram criados em 2008 no âmbito do Programa Nacional de Saúde Oral. Mais de 1 milhão de pessoas teve acesso por esta via a consultas de especialidade. Só em 2011 mais de 500 mil crianças foram beneficiadas. O Cheque dentista mantêm-se para todos os idosos que recebam o complemento solidário, para as grávidas e portadores do vírus de imunodeficiência adquirida.
* * *

Em Portugal, país que integra a União Europeia, foi suspenso o programa de saúde oral cheque – dentista destinado às crianças. Em Portugal as crianças agora não têm direito a cuidados de saúde oral, violando assim a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Todos sabiam que aquele programa abrangia só 10 % das necessidades das crianças; agora o programa foi cancelado.  
Em Portugal antigos e actuais governantes desviam milhares de milhões de euros de fundos públicos para benefícios próprios, sem que sejam julgados e condenados. Entretanto, as crianças são penalizadas por não terem voz que as defenda.
Portugal tem um sistema político que garante protecção a criminosos que governam o país e espezinha os direitos universais das crianças.

Sem comentários: