quarta-feira, 29 de setembro de 2010

486. Escovar os dentes diminui risco de doenças cardiovasculares

Escovar regularmente os dentes diminui o risco de doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo realizado na Escócia. Os pesquisadores garantem que as pessoas que raramente, ou nunca escovavam seus dentes, apresentavam um risco relativo 70% maior de sofrer um infarto do miocárdio ou outra complicação cardiovascular, mesmo após o ajuste para outros fatores de risco cardiovascular. Mesmo os indivíduos que escovavam os dentes apenas uma vez ao dia, ao invés de duas vezes ou mais, apresenavam um risco relativo 30% menor desses eventos cadiovasculares fatais ou não.
A inflamação periodontal, que é a gengivite, favorece o desenvolvimento da aterosclerose, formação de placas de gordura na parede das artérias do coração. Cerca de 40% da população tem algum grau de doença periodontal, uma doença crônica inflamatória complexa, em grande parte causada por má higiene bucal.
Os especialistas dizem que promover a saúde bucal pode ser uma medida efetiva no sentido de prevenir as doenças cardiovasculares.

Sem comentários: