sexta-feira, 10 de setembro de 2010

482. Dentistas e líderes mundiais em saúde pública assinam compromisso para combater a cárie dentária no mundo

A cárie dentária é a doença crónica mais comum no planeta, afectando cerca de cinco mil milhões de pessoas, o equivalente a 80% da população mundial. Para solucionar esta questão, especialistas de todo o mundo estão-se a mobilizar, através de uma Aliança Global Por Um Futuro Livre de Cárie, para definir estratégias, metas e implantar programas que ajudem a combater a cárie no mundo.
Um passo importante nessa direcção foi dado durante o Congresso Mundial de Odontologia FDI 2010, que aconteceu este mês na cidade de Salvador (Brasil). Durante o evento, líderes mundiais em saúde oral assinaram um acordo para a implantação de programas abrangentes de prevenção e gestão da cárie no mundo. Entre os participantes estiveram representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde, Federação Dentária Internacional (FDI), Associação Internacional de Pesquisa Dental (IADR) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), bem como os principais especialistas em saúde dental e autoridades públicas do Brasil e de outros países.
A Aliança Global é formada por um grupo mundial de especialistas em odontologia e saúde pública que defendem a importância da cárie ser entendida como uma doença contínua que requer prevenção e controlo abrangentes para que a sua progressão seja interrompida no mundo e se possa caminhar em direcção a um futuro sem cárie.
Segundo Dr. Roberto Vianna professor associado da UFRJ e presidente da FDI, a cárie dentária é um problema global que causa efeitos nocivos à saúde, à sociedade e à economia. “Apesar dos progressos feitos em prevenção e tratamento, a cárie ainda é uma epidemia negligenciada em muitos países”, ressalta o especialista.
Acompanhando a tendência de mudanças nos padrões alimentares em todo o mundo, alguns países lutam para impedir o crescimento e a prevalência da cárie na população. Essas mudanças de hábitos resultam na diminuição dos cuidados com a saúde bucal, além de impactar em outras questões de saúde, reduzir a qualidade de vida, a auto-estima, a empregabilidade e a mobilidade social.
“Do ponto de vista económico, nos últimos anos, a incidência de cárie tem aumentado significantemente, ligada as desigualdades sociais, afectando a produtividade das pessoas e impactando o crescimento dos países”, assinala o especialista.
Como um dos primeiros passos, a Aliança Global prevê aumentar a consciencialização sobre o problema da cárie, inclusive sobre o seu impacto económico e social, por meio do lançamento de uma campanha de saúde pública. Esta campanha deverá intensificar o compromisso internacional por meio da assinatura formal de uma declaração de saúde pública e revelar ferramentas online que permitam uma nova abordagem para o problema.
A cárie é uma doença infecto-contagiosa que pode resultar na destruição e perda dos dentes, caso não seja tratada. É provocada pela proliferação de bactérias e outros factores determinantes, como resíduos alimentares que permanecem na boca. Uma das formas mais eficazes de evitar a cárie é a prevenção.
Novo recurso na internet para Profissionais e Comunidades – A primeira iniciativa realizada pela Aliança Global Por Um Futuro Livre de Cárie é um recurso online gratuito que oferece aos profissionais e comunidades, ferramentas baseadas em evidências e materiais de apoio (ex. estudos de caso, análises sistemáticas) para a acção local. A meta do website é oferecer subsídio para que comunidades, grupos e indivíduos comprometidos possam combater a cárie, além de ser uma plataforma para mobilizar recursos, compartilhar melhores práticas e entrar em contacto com outros stakeholders.
“Embora existam muitas ferramentas e fontes de informação para orientar no desenvolvimento de intervenções contra a cárie; nós aprovamos a análise baseada em evidências, pois ela nos ajudará a ter o sucesso, por meio do uso de ferramentas e tecnologias que optimizam a prevenção e administração da cárie” diz o Dr. Gilberto Pucca, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde do Brasil. “Nós esperamos adoptar esses recursos no Brasil à medida que trabalhamos com o Ministério da Saúde, a comunidade odontológica, e outros líderes, para garantir que as populações de todos os níveis económicos sejam beneficiadas”.
Acção Contínua de Saúde Pública – Como próxima acção, a Aliança Global quer continuar a estimular um diálogo com organizações mundiais de saúde, bem como executar campanhas a nível local. Os principais passos futuros incluem:
§ Até 2015, 90% das faculdades de odontologia e associações de dentistas deverão ter adoptado e promovido a “nova” abordagem de “cárie como um problema contínuo”, a fim de melhorar a sua prevenção e administração;
§ Até 2020, os membros regionais da Aliança Global Por Um Futuro Livre de Cárie deverão ter integrado, de forma localmente adequada, com sistemas de prevenção e administração da cárie, devidamente monitorizados.
§ Todas as crianças nascidas a partir do ano de 2026 não deverão ter cárie ao longo de toda a sua vida.
Aliança Global Por Um Futuro Livre de Cárie – A Aliança Global Por Um Futuro Livre de Cárie foi criada em colaboração com um painel mundial de especialistas em odontologia e saúde pública. Ela é patrocinada pela Colgate-Palmolive, que apoia a melhora da saúde bucal por meio de parcerias com profissionais de odontologia, governos e agências de Saúde Pública, e da gestão do projecto “Sorriso Saudável Futuro Brilhante”, iniciativa de educação em saúde bucal para crianças em todo o mundo. Em virtude da meta de estímulo da acção colaborativa global, a Aliança também busca parcerias com líderes globais e outros stakeholders em nível regional e local – incluindo líderes de países e comunidades, profissionais de saúde e odontologia, comunidades de política pública e educação e a população.
* * *
Os resultados saídos da reunião da FDI devem repercutir-se sobre as linhas orientadoras e opções políticas de saúde pública dos vários governos. Torna-se imperioso que as autoridades portuguesas de saúde (Ministério da Saúde; Direcção – Geral de Saúde; Ministério da Educação) assumam claramente a cárie dentária como a principal doença infecto-contagiosa que afecta a população portuguesa e estabeleçam, de imediato, metas para o seu eficaz controlo e erradicação.Portugal não pode continuar a ser um parente pobre do terceiro – mundo na Europa, no que se refere aos cuidados de saúde oral prestados pelo Serviço Nacional de Saúde. É inadmissível que, comparativamente a Portugal, haja actualmente países pobres e subdesenvolvidos do Terceiro – Mundo a fazer mais e melhor saúde oral pelas suas populações.
É tempo de assumir claramente que Portugal tem todos os meios e recursos humanos e financeiros que possibilitem o controlo e a erradicação da cárie dentária; falta apenas a vontade politica para dar o passo certo nessa direcção.

Sem comentários: