quarta-feira, 15 de setembro de 2010

483. Escolas açorianas mais saudáveis

A Direcção Regional da Saúde deu hoje início, em Ponta Delgada, à primeira de três acções de formação na área da saúde em meio escolar, numa parceria com a Direcção Regional da Educação. De acordo com a Directora Regional de Saúde, Sofia Duarte, esta acção de formação pretende dotar as equipas técnicas de saúde das competências necessárias para identificar potenciais desafios no meio escolar.
Este programa, que tem por objectivo a promoção da saúde e estilos de vida saudáveis, abrange diversas áreas como a alimentação, a saúde oral, o exercício físico, a prevenção do consumo de substâncias lícitas e ilícitas, bem como a gestão de stress dos jovens em ambiente escolar. Sofia Duarte garantiu que o projecto é de extrema importância, uma vez que será realizado um exame físico obrigatório a todos os alunos entre os cinco e os seis anos e dos 11 aos 13 anos. Esta consulta médica escolar pretende fazer uma avaliação da capacidade e desenvolvimento físico da criança e do jovem, ao nível da visão, audição, saúde oral, postura e linguagem, em que os resultados serão registados no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, que integra uma plataforma de registo com todos os dados do aluno.
Neste contexto, sempre que seja detectado alguma situação de negligência ou necessidade de acompanhamento especial, a equipa de saúde escolar procederá à integração do aluno ou ao encaminhamento para os serviços competentes.
* * *
Este exemplo deveria ser aplicado em todo o país. Haja coragem política e assuma-me a vontade de fazer mais e melhor pelas crianças e jovens; serão eles a futura geração deste país.
Para quando um Boletim de Saúde Oral para todas as crianças e jovens de Portugal?
É bom que se diga que poucas ou nenhumas saudades existem actualmente das políticas de extermínio dos serviços públicos essenciais efectuados pelos últimos governos e que têm contribuído para o agravamento notável no acesso da maior parte da população aos cuidados de saúde primários, incluindo a saúde oral.

Sem comentários: