segunda-feira, 6 de setembro de 2010

481. Pai do SNS pede outra medicina oral para Portugal

O socialista e fundador do Serviço Nacional da Saúde (SNS) António Arnaut gostaria que a fatia do Orçamento do Estado para 2011 (OE) para a saúde aumentasse e incidisse nos cuidados continuados e na medicina oral. A um mês e meio de o Governo apresentar a proposta do OE para 2011, António Arnaut diz à agência Lusa ambicionar que a verba para a saúde (cerca de 1/6 do OE, não chegando a nove mil milhões de euros) seja aumentada, mas não apenas para melhorar o SNS.
Ele tem de ser melhorado, mas pode ser melhorado independentemente das verbas porque há serviços que podem gastar menos e funcionar melhor, advoga. Para o histórico socialista, o aumento devia incidir no reforço da rede de cuidados continuados e paliativos, que já está espalhada pelo país, e na criação de uma outra de medicina oral, que praticamente não existe.Já existem os cheques dentistas para grávidas, crianças e idosos, mas deve-se caminhar para a criação de uma valência de saúde oral, que é muito importante, não apenas para ter dentes bonitos e funcionais, mas para evitar outro tipo doenças, defende.
Por outro lado, observa o antigo ministro dos Assuntos Sociais, no momento de crise que vivemos, o sector social tem de ser reforçado para compensar as desigualdades que agora se agravaram através do desemprego e de outras situações de precariedade.
* * *
Estas sábias palavras ilustram o actual panorama desolador da saúde oral em Portugal, da responsabilidade dos últimos governos e com a completa conivência da Direcção – Geral de Saúde e, paralelamente, de grupos instalados com interesses no sector.
A drástica diferenciação em que hoje vivemos no acesso à medicina dentária entre a burguesia endinheirada e os ilustres governantes do aparelho estatal do regime, em oposição à esmagadora maioria da população votada ao desprezo e sem direitos, faz-nos lembrar que Portugal aproxima-se mais dos países pobres e subdesenvolvidos do que os seus parceiros da União Europeia, em termos de saúde oral.

Sem comentários: