terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

423. Um país, várias regiões e diferentes abordagens de intervenção por parte da OMD

O líder da OMD na Madeira realça que existem 14 médicos dentistas a trabalharem nos centros de saúde da Região, de forma rotativa. No centro de saúde do Bom Jesus trabalham 11 (e quatro higienistas, um dos quais na área de coordenação do Programa de Saúde Oral) e no Porto Santo três, sendo que no Porto Moniz a prestação de serviços é feita por aqueles profissionais, todos os dias da semana, de forma rotativa.
Gil Alves vê com bons olhos o anúncio de mais uma cadeira (que pode ser um dentista a tempo inteiro ou profissionais de forma rotativa) no Bom Jesus e de uma outra no centro de saúde de Machico.
Refira-se ainda que no Porto Moniz são atendidas todas as crianças do concelho até aos 18 anos, enquanto que no Bom Jesus só até aos 12 anos. No primeiro são tratados também todos os adultos com patologias crónicas que não lhes permitam deslocações ao Funchal para efectuarem os seus tratamentos dentários. No concelho de Porto Santo o atendimento é generalizado a toda a população residente.
Gil Alves lembra igualmente que são asseguradas, no centro de saúde do Bom Jesus, as urgências escolares no âmbito da traumatologia dentária dos estudantes dos três aos 18 anos, desde o ano lectivo 2005/2006, na sequência de protocolo celebrado entre a SRAS e a Secretaria da Educação.
Jornal da Madeira
* * *
Pela notícia fica-se a saber que a Ordem dos Médicos Dentistas na Madeira pugna por uma saúde oral pública nos Centros de Saúde da região. Teremos um dia também esse exemplo aplicado em Portugal Continental?

Sem comentários: