segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

427. PORTUGAL SÉCULO XXI: A miséria arrastada 36 anos depois do 25 de Abril

No ano de 2009, a solidariedade dos leitores do JN chegou a 19 famílias, através da rubrica "Todo o Homem é meu Irmão". Os donativos ajudaram a melhorar significativamente algumas destas vidas.
A ajuda - na maioria dos casos monetária - contribuiu, por exemplo, para sorrisos menos tímidos; ou para alguém poder ler ou andar na rua sem tropeçar. Foram imensos os pedidos para tratamentos de saúde oral, normalmente muito caros e fora do Sistema Nacional de Saúde. Foram muitos também os pedidos de ajuda para comprar um par de óculos.Todas as semanas "choveram" pedidos de auxílio à redacção do JN e a maioria deles já chegou sem qualquer esperança ou expectativa de resposta. Para muitos, o JN constituiu a última hipótese. É o caso de Maria, por exemplo, que correu inúmeros dentistas e que já sem esperança pediu ao "Todo o Homem" apoio para pagar o tratamento dentário do seu filho. Maria disse ao JN ter ficado surpreendida pelo facto de a sua carta ter tido resposta.
Todas as cartas são devidamente analisadas, sendo verificada a veracidade do seu conteúdo. Depois é publicada e a generosidade dos leitores faz o resto. Este ano - de donativo em donativo - chegou a 19 agregados familiares.
A mesma rubrica conquistou o suficiente para cem cabazes de Natal para famílias mais carenciadas.
* * *
Se a Senhora Ministra da Saúde, o senhor Director-Geral da Saúde, o Presidentes da Ordem dos Médicos, o Presidente da Ordem dos Médicos Dentistas e a Senhora Ministra da Educação tivessem o mérito de viver nas mesmíssimas condições de vida durante seis meses, que as populações retratadas na notícia e de certeza absoluta que teriam uma actuação das políticas de saúde no país absolutamente diferentes das que continuam a pregoar a sete ventos.
Infelizmente, a democracia e a igualdade terminam no dia em que há eleições.

Sem comentários: