sexta-feira, 27 de novembro de 2009

409. Saúde oral influencia capacidade de raciocínio

Um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, refere que uma boa higiene oral pode ajudar os adultos a manterem o raciocínio saudável. Segundo o artigo publicado na última edição do Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry , as pessoas com mais de 60 anos com problemas nas gengivas têm mais dificuldades em lembrar-se de uma sequência de três palavras passado algum tempo. Além disso, têm o dobro de probabilidade de não passarem em testes feitos com cálculos de subtracção de números com três dígitos.
Os investigadores recorreram a mais de 2300 homens e mulheres para analisarem a sua saúde oral para observar o seu raciocínio. No geral, 5,7 por cento dos adultos mostraram problemas em completar alguns testes de memória e 6,5 por cento não conseguiram completar os testes de subtracção.
Os participantes com maiores níveis de bactérias tiveram os piores resultados nestes testes. De entre outros factores de risco para a perda de funções mentais, os investigadores destacaram as inflamações causadas em todo o corpo devido ao mau estado da saúde oral. Outras investigações já associaram este problema com outras doenças, como a diabetes e o Alzheimer.

Sem comentários: