quinta-feira, 9 de julho de 2009

365. 4 tipos de alimentos que fazem sorrir

66% dos portugueses já teve pelo menos uma cárie e a grande maioria evita as visitas ao dentista, seja pelos custos associados ou por puro terror! É certo que a saúde oral passa pela higiene oral diária, mas também por olharmos ao que comemos.
Fique a conhecer 4 tipos de alimentos bons para os seus dentes:

  • Lacticínios (leite meio-gordo, iogurtes e queijo) - O cálcio é um elemento essencial para a constituição dos dentes e dos ossos. Uma dieta rica em cálcio protege os dentes e os maxilares. Uma dieta pobre em cálcio desprotege os maxilares, solta os dentes e expõe-los aos ataques de bactérias.
  • Pêras - As frutas cruas (não ácidas), ricas em água, estimulam a salivação, baixam o pH da boca e exercitam os maxilares. Ao mesmo tempo é feita uma limpeza natural às gengivas.
  • Chá preto - Estudos recentes revelam que o chá preto (de pH neutro) contem compostos que atacam as bactérias causadoras de cáries e doenças nas gengivas. No entanto não se deve adicionar açúcar ao chá.
  • Alimentos integrais - Os alimentos integrais possuem grandes níveis de vitamina D e Ferro, elementos essenciais para gengivas saudáveis. Também contêm magnésio, um importante constituinte dos ossos e dentes.

* * *

Sem comentários: