quarta-feira, 12 de setembro de 2007

190) Governo deve criar convenção com privados para saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas manifestou hoje a esperança de que o Governo crie um sistema de convenção com privados para tratamentos de saúde oral aos doentes do Serviço Nacional de Saúde. Terça-feira no Parlamento, o ministro da Saúde, Correia de Campos, assumiu que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) falha na prestação de cuidados de saúde dentária e prometeu anunciar medidas durante o debate do Orçamento de Estado para 2008.
Segundo o bastonário dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, Correia da Campos tem desde Julho um relatório de um grupo de especialistas de diversas áreas com propostas de medidas para melhorar os serviços de saúde no que respeita à saúde oral. "A proposta que mais interessa às pessoas é a de estabelecer um sistema de convenção com dentistas e clínicas dentárias para os doentes do SNS, nomeadamente para alguns sectores mais específicos da população", adiantou à Lusa Orlando Monteiro da Silva. Obturações dentárias, extracção e desvitalização de dentes, reabilitação de próteses removíveis e limpezas são as áreas que a Ordem dos Dentistas considera que devem estar contempladas num pacote de saúde oral deste género.
"Esperamos ver estas medidas anunciadas muito brevemente", comentou o bastonário, que saudou o reconhecimento da parte do Ministério da Saúde de que a saúde oral é uma área que "tem sido sistematicamente negligenciada". Segundo dados de 2001 do Observatório Nacional de Saúde, quase quatro em cada dez idosos em Portugal já perderam todos os seus dentes, dados que a Ordem acredita estarem ainda subestimados em relação à realidade.

Sem comentários: