terça-feira, 22 de agosto de 2006

10) Guimarães: Metade das crianças tem os dentes com cárie

Mais de cinquenta por cento das crianças de Guimarães tem cárie aos 6 anos, segundo um estudo o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE). Docentes e alunos daquele Instituto estudaram 1.200 crianças no Concelho, concluindo que, aos 3 anos, o número de cáries não ultrapassa os 17 por cento. Mas, a partir daquela idade e até aos 6 anos, aquele mal sofre um grande aumento.
Contudo, no concelho, há já iniciativas para contrariar a cárie, como o GUISO - Guimarães a Sorrir, um programa de saúde oral. Alexandra Santos, médica de Saúde Pública, adianta que o GUISO visa «fazer o diagnóstico da situação» e apurar como está o Concelho em relação às metas do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.
A médica revelou também que foram estudados os lanches das crianças para se fazerem comparações e definirem estratégias para as escolas. “O objectivo é corrigir a alimentação nas escolas, mudar hábitos de higiene oral. Pretendemos uma mudança de hábitos na escola e esperamos que continuem na família», concretizou a mesma médica.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende que, em 2020, oitenta por cento das crianças com 6 anos esteja livre da cárie. Mário Rui Araújo, coordenador do Curso de Higiene Oral do ISAVE, alerta para o facto de se poderem «fazer imensos programas para mudar de hábitos mas nem todos serem eficazes”. Para que tal aconteça, esses programas têm de ter em conta a realidade da situação, definirem os alvos a intervir, serem pedagogicamente apelativos e contarem com a participação de toda a comunidade, da famílias aos professores, passando pelas autarquias e técnicos de saúde.
O ISAVE localiza-se na Póvoa do Lanhoso e conta actualmente com 1.600 alunos.

Sem comentários: