segunda-feira, 21 de agosto de 2006

9) BRASIL: Crianças aprendem a importância de escovar dentes

Quando é que exemplos destes vão passar a fazer parte do quotidiano em Portugal, nos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo? Fica aqui uma chamada de atenção à Senhora Ministra da Educação.
Gerofil
* * *
A cirurgiã-dentista Maria Áurea Bragança dos Santos, esteve no Centro de Educação Infantil Abelhinha Feliz, onde realizou uma pequena palestra para os 196 alunos, de idade entre 1,5 a 5 anos, com informações de como escovar, porque é importante escovar, o que acontece quando não escova e outras informações importantes e que ajudam na criação do hábito de escovar os dentes.
Maria Áurea ainda realiza a distribuição de escovas dentais e flúor para bochecho, realizando orientações às crianças sobre os cuidados com a higiene bucal para prevenção de cáries. “A escovação é feita diariamente após as refeições e uma vez ao dia, bochecho com flúor nas crianças, a partir de cinco anos de idade.”
O trabalho é realizado pela profissional há aproximadamente 15 anos, e o diagnóstico da situação é a diminuição considerável, “no início as crianças tinham todos os dentes alguma cárie, algum problema nos dentes de leite, atualmente são registrados um a dois dentes de leite que apresentam cárie”, explicou Maria Áurea.
Para a diretora do CEI, Maria Aparecida Cristóvão da Silva, as crianças aprendem as informações sobre higiene bucal e reproduzem aos pais, que ligam e conferem se as informações são verdadeiras.
No trabalho sobre higiene bucal, será abordado sobre o uso do bico, que pode prejudicar o crescimento dos dentes e a estrutura da árcada dentária, criação de cáries e adenóide. “Tirando o bico, as crianças aprimoram melhor a linguagem”, completou Cida.
A palestra dada pela dentista é repetida geralmente entre dois e três meses, “é através da insistência que as crianças criam o hábito, para as idades menores estamos ensinando a necessidade de sempre escovar os dentes e manter a higiene bucal, nas idades mais avançadas estamos trabalhando as formas de escovação e limpeza bucal. Educar as crianças sobre a saúde bucal é essencial para prevenir as cáries na fase adulta”, concluiu Maria Áurea.
A coordenação do CEI em parceria com a dentista, está planejando a realização destas palestras aos pais das crianças, inicialmente marcado para outubro deste ano, onde serão apresentadas todas as informações sobre a importância de higiene bucal, escovação, flúor e uso do fio dental, a realidade sobre o uso do bico e outras informações que serão benéficas para toda a família.

Sem comentários: