sexta-feira, 14 de outubro de 2016

684. Médicas dentistas da ULS Nordeste no 1º Enc. Nac. da Especialidade

As médicas dentistas da Unidade Local de Saúde do Nordeste participaram, no dia 8 de julho, no 1.º Encontro Nacional de Medicina Dentária no Serviço Nacional de Saúde, que decorreu em Aveiro. Esta iniciativa teve como objetivo promover uma discussão e análise "das condições de trabalho, formas de acesso por parte dos utentes, interligação entre os diferentes níveis de cuidados e partilha de experiências organizativas".
Na apresentação efetuada no evento, a responsável da Medicina Dentária na ULS Nordeste, Dr.ª Susana Silva (à direita na foto), destacou o trabalho desenvolvido nesta área no distrito de Bragança, ao nível da prevenção e promoção da Saúde Oral. A dispersão geográfica (sendo o distrito de Bragança o 5.º maior do País), associada aos problemas ao nível das acessibilidades e às condições específicas da interioridade são as principais características do território servido pela ULS Nordeste.
Neste contexto, a equipa, composta por cinco Médicas Dentistas, assegura esta valência em todos os Centros de Saúde do distrito de Bragança. O trabalho desenvolvido nesta especialidade é direcionado para os utentes com idades entre os 3 e os 16 anos inseridos no Parque Escolar da localidade associada a cada Centro de Saúde. O trabalho desenvolvido pela ULS Nordeste nesta área tem-se revelado uma mais-valia para a população-alvo e para o distrito, nomeadamente ao nível do aumento do número de crianças livres de cárie dentária, diminuição da gravidade da cárie dentária,  maior  personalização  no  contacto  com  o  utente,  maior facilidade no acesso à consulta e melhoria da Saúde Pública.
Na sequência da sua comunicação, a equipa da ULS Nordeste recebeu “rasgados elogios” ao nível do seu método de trabalho por parte  do Dr. Manuel Oliveira, membro da Comissão da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. As profissionais da ULS Nordeste foram ainda convidadas a participar no próximo Congresso dos Médicos Dentistas do SNS do Arquipélago dos Açores, pelo seu responsável Dr. Ricardo Viveiros Cabral.

Sem comentários: