segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

630. Tese de Mestrado (Saúde Oral)

Caros Colegas,
O meu nome é Ana Firmino, tenho formação base em Higiene Oral desde 2010 pela FMDUL, não estou a exercer, e de momento encontro-me a preparar a minha tese de mestrado pela ENSP-UNL, cujo tema se encontra relacionado com a Saúde Oral.
Face à presente conjectura económica do nosso país e de acordo com as desigualdades de acesso a que a população está sujeita, nomeadamente em relação à saúde oral como componente de saúde pública, verifica-se cada vez mais uma degradação de saúde oral da nossa população e restantes problemas associados.
Visto ser um campo que muito preocupa os profissionais da nossa área que, na sua maioria, defendem que a saúde oral deveria fazer parte e ser 'entregue' à população de forma gratuita, não fosse um direito por nós adquirido descrito na Constituição da República com as seguintes palavras:

“1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.
2. O direito à protecção da saúde é realizado:
a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito;
b) Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a protecção da infância, da juventude e da velhice (...)
3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:
a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação;
b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde (…).”

Ora, sabemos que em relação à saúde oral não é o que se pratica na realidade. Assim sendo, contacto-vos com objectivos de solicitar alguma informação (estudos, artigos, documentos, posters, etc.) pertinente que me possam facultar.
Essencialmente pretendo fazer uma introdução sobre o higienista, médico dentista, estomatologista, odontologista de maneira a destacar quais os papéis e função de cada um na saúde oral do indivíduo, de que forma poderão trabalhar em equipa e de que forma se complementam.
Pretendo também abordar a oferta e acesso em saúde oral numa vertente pública e privada face as necessidades da população (Nº de profissionais - dos referidos anteriormente, mas essencialmente HO e MD -, nº de espaços públicos e privados, percepção da necessidade da população - idosos, grávidas, crianças e jovens, portadores de HIV, etc.).
Desejo pesquisar novas abordagens e programas aplicados noutros países de referência (Europeus ou não), vanguardista nesta área e que apontem resultados positivos face à implementação dos seus programas.
A fim de abordar a vertente de Gestão de Recursos Humanos (nº profissionais, nº profissionais no activo, nº de profissionais por tipologia publica ou privada, nº cheque dentista emitidos pelos vários escalões e nº de utilização dos mesmos, resultados dos programas de saúde oral anteriormente realizados, etc.) face as necessidades existentes, necessito de informação fidedigna e baseada na evidência.
Pretendo ainda, comparar resultados de saúde oral com outros países e seus programas, por fim tenciono propor novos métodos e programas mais eficazes que criem maiores condições de acesso à população numa vertente pública com igualdade de acesso para todos.
Agradeço imenso se me puderam facultar o máximo de informação que peço e ou que achem que possa ser pertinente para o meu estudo.
Aceito sugestões ou algum tipo de orientação se assim pretenderem ou acharem necessário.
Se eventualmente necessitarem de uma declaração da instituição à qual pertenço pertence, agradeço que ma solicitem o quanto antes, para poder realizar o projecto sem mais demora.
Aguardo feedback.
Obrigada,
Ana M. P. Firmino,
24º Curso de HO (FMDUL),
VIII Curso de Mestrado em Gestão da Saúde (Escola Nacional de Saúde Pública - UNL).
Correio electrónico: margarida_firmino88@hotmail.com ou FaceBook

Sem comentários: