domingo, 22 de dezembro de 2013

629. Sete alimentos que deixam dentes e gengivas saudáveis

Alimentos crus - A força feita para mastigar alimentos crus sustentam os dentes mais fortes, garantindo-lhes firmeza. Neste caso, outros alimentos difíceis de mastigar, como a carne e maça, também ajudam.
Vitamina C - A falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que a longo prazo pode levar a perda dos dentes. Não se deve exagerar no consumo de alimentos muito ácidos - como laranja e abacaxi, ricos em vitamina C -, pois deixam os dentes mais porosos. Uma opção é fazer bochecho com água para neutralizar o ácido após a ingestão, não se aconselhando a escovagem imediata, pois o atrito da escova com o esmalte fará com que os dentes se desgastem ainda mais.
Água - Consumir água é importante porque elimina detritos, açúcares e ácidos. Além disso, a água das grandes cidades contem flúor, o que reforça a resistência do esmalte do dente.
Leite e derivados - Neste caso, o que é essencial é o consumo de cálcio, pois o nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde e formação dentária. Outra fonte de cálcio são as folhas verdes escuras, como a couve.
Alimentos ricos em fibras - Além de contribuir para a saúde gastrointestinal, estes alimentos promovem a auto-limpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana - causadora de cáries e gengivite.
Vitamina D - A vitamina D aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%; também ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.
Chiclete sem açúcar - Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. As chicletes podem tornar-se ainda mais valiosas quando providas do xilitol (veja o rótulo), um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a protecção dos dentes.
Oneida Werneck

Sem comentários: