sábado, 16 de julho de 2011

540. GAIA: Projecto pioneiro em saúde oral


* * *


Os tratamentos dentários grátis realizados às crianças residentes nos empreendimentos sociais de Gaia, e que frequentam o projecto de Matemática “Divertir com o Saber”, evoluíram para uma segunda fase que contempla a colocação de aparelhos ortodônticos. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País que resulta de um protocolo celebrado entre o Município de Gaia e a Clínica Jardim, do Centro de Estudos em Ciências da Saúde “Consolidar e Validar”. Teve início em Outubro do ano passado e já permitiu rastrear cerca de 500 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, e efectuar tratamentos dentários a mais de 200 patologias urgentes.
“Considerámos que deveríamos abrir o projecto a tratamentos mais dispendiosos e de longa duração, provavelmente inacessíveis para estes pacientes”, afirmou António Faria, director clínico do Centro de Estudos, valorizando a importância atribuída à responsabilidade social da empresa. “É a nossa responsabilidade social a falar mais alto e o nosso trabalho reconhecido por quem tem poder de decisão em Gaia”.
A oportunidade facultada pelo Município a estas crianças oriundas de famílias carenciadas permite uma poupança significativa que ascende a vários milhares de euros, uma vez que todos os tratamentos são efectuados a custo zero. ”O pagamento dos nossos honorários é feito pela satisfação, reconhecimento do nosso trabalho e gratidão”, enalteceu António Faria.

Sem comentários: