segunda-feira, 30 de maio de 2011

532. Crianças aprendem a cuidar dos dentes na Clinicalm em Almeirim

Destemido, Salvador, quatro anos de idade, é o primeiro a subir para a cadeira do dentista. Muito compenetrada no seu papel de médica a fingir, Jéssica, um ano mais nova, coloca a máscara protectora na boca e ouve atentamente as indicações da médica a sério. Com o espelho descartável na mão a menina observa a boca de Salvador para ver se está tudo bem com os seus dentes. Jéssica e Salvador são duas das cerca de meia centena de crianças do Infantário Conde Sobral, em Almeirim, que visitaram as instalações da Clinicalm.
O objectivo daquele género de visitas que a Clinicalm iniciou há cerca de dois anos é alertar as crianças para a importância de lavar os dentes e de ir regularmente ao dentista. “Ainda há crianças que não são incentivadas a ter hábitos de higiene oral e por isso decidimos ajudar”, explica Maria Pinto Correia, directora clínica e gerente.
Para a maioria das crianças aquele foi o primeiro contacto com um dentista. Maria Pinto Correia diz que é importante elas perceberem como funciona uma consulta para perderem os medos que possam estar associados a esta especialidade médica.
A médica dentista diz que os pais levam os filhos ao dentista bastante tarde. Geralmente depois de já terem nascido os dentes definitivos. “A primeira consulta deveria ocorrer na altura do nascimento dos primeiros dentes de leite. O facto de não virem ao dentista prejudica a dentição no futuro”, esclarece.
Durante a visita das crianças foi possível detectar alguns dentes cariados. A médica aconselha que as crianças lavem os dentes, pelo menos, duas vezes por dia e visitem o médico duas vezes por ano. “Assim que começam a nascer os primeiros dentes de leite devem ser lavados nem que seja com um pano ou compressa. Quando começam a comer doces é muito importante que lavem os dentes com frequência”, sublinha.
A acção de formação começou com o visionamento de um filme animado onde o doutor Dentolas explica a importância de ter dentes saudáveis. No final as crianças receberam uma pasta dentífrica de presente e um panfleto em que explica os cuidados a ter com a dentição.
Apesar de defender que a prevenção continua a ser a melhor estratégia para uma boa saúde oral, a médica dentista lamenta que os pacientes só recorram aos médicos quando os problemas já estão activos. A Clinicalm dispõe de uma equipa de cinco médicos dentistas, dois ginecologistas, uma psicóloga, uma nutricionista, uma terapeuta da fala e dois assistentes.
O Mirante

Sem comentários: