segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

511. Dentistas ingleses avaliados pela Internet

No Reino Unido, os pacientes já podem avaliar os consultórios de dentistas através de um serviço on-line lançado pelo Ministério da Saúde britânico.
O Governo inglês lançou um serviço on-line que permite aos cidadãos avaliar e classificar os serviços de dentista, tal como já acontece noutras áreas de saúde. Com a criação deste serviço, o doente pode aceder a informações num só lugar, como por exemplo horários, localizações e serviços adicionais oferecidos pelos 22 mil dentistas do Serviço Nacional de Saúde.
Com um total de 1,2 milhões de visitas ao dentista por mês, o Governo pretende facilitar a vida dos pacientes dando-lhes indicações sobre os serviços odontológicos, mas também comunicar directamente com os profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Esta experiência tem como objectivo melhorar os resultados das clínicas dentários, através da troca de informação.
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É essencial dar aos pacientes a possibilidade de também poderem avaliar os cuidados de saúde oral que recebem. Ao mesmo tempo também seria uma óptima estratégia para combater praticas abusivas que constantemente ainda se podem observar em variadíssimas clínicas ou consultórios (cobrar serviços sem informar o preço antes dos tratamentos, passagem de vários recibos pela mesma consulta de forma a optimizar o máximo lucro possível e a lesar gravemente a Segurança Social e/ou ADSE com comparticipações fictícias, etc.)
Esta é uma das medidas emblemáticas que a Ordem dos Médicos Dentistas já deveria ter implementado há muito tempo. A capacidade de avaliar os serviços prestados, a todos os níveis, será fundamental para manter padrões de elevada qualidade, garantido a saúde dos pacientes e permitindo que cada pessoa possa escolher livremente o seu medico dentista.Será assim tão difícil colocar esta estratégia em prática no nosso país?

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