quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

506. MADEIRA: Carrinha de selantes de dentes inactiva preocupa Ordem

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) está preocupada com o abandono, em Abril de 2010, da colocação de selantes de fissuras nos dentes das crianças até os 10 anos. Tal como está preocupada com a inactivação da carrinha cedida pela Fundação Horácio Roque (que custou 75 mil euros) e que ía às escolas para tal efeito.
As preocupações foram hoje expressas na apresentação pública dos dados referentes à implementação do Programa Regional de Promoção de Saúde Oral (PRPSO) no período compreendido entre 1995 e 2010. Em conferência de imprensa, Gil Alves, Doris Sousa e Catarina Cortez revelaram dados que permitiram baixar de 90% (nalguns casos) para 50% a incidência da cárie dentária em crianças entre 3 e 10 anos (população-alvo do programa).
Na faixa etária dos 3 anos todos os concelhos diminuiram a prevalência da cárie à excepção, na última avaliação, de Santana, Santa Cruz, Porto Santo e Câmara de Lobos. Nas faixas etárias dos 6 e dos 9 anos todos os concelhos baixaram a cárie à excepção do Porto Santo.
Recorde-se que a "delapidação dos recursos humanos" adstritos ao PRPSO, implementada a partir de 19 de Maio de 2010, levou ao abandono da equipa coordenada por Gil Alves. Desde essa altura, por estratégia da equipa sucessora, o higienista oral que aplicava os selantes foi colocado no Porto Santo e a carrinha, na Madeira, ficou sem essa valência.
Em jeito de balanço, referem que os programas de promoção de saúde oral não dão votos (têm um horizonte temporal para além dos 4 anos) pelo que só os implementam políticos informados. E que a prevenção é a melhor resposta bastando, tantas vezes, a escovagem dos dentes três vezes ao dia.
Refira-se que o programa começou em Outubro de 1996 depois de, em Abril de 1995, a OMD ter sido convidada pela então directora regional de saúde, Ermelinda Alves, a colaborar na implementação do PRPSO. O objectivo era atingir a população alvo entre os 3 os 10 anos de idade (com rastreios aos 3, 6 e 9 anos). As escolas pré-primárias e do 1.º ciclo do ensino básico de todos os concelhos da Região foram parceiras privilegiadas, via Secretaria e Direcção Regional de Educação.
A 1.ª fase arrancou em Outubro de 1996 nas escolas dos concelhos rurais da Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Moniz. Por sinal as mais carenciadas na higiene oral e no acesso aos dentistas. Depois estendeu-se a Calheta, Santana e São Vicente (1998); Machico (1999); Santa Cruz e Porto Santo (2000); Câmara de Lobos (2004); e Funchal (2006). Este último ainda não abrnagido totalmente nas suas escolas de ensino básico.
Refira-se que, no plano regional de saúde 2004/2010, a meta era erradicar a cárie dentária, até 2010, de 50% das crianças. No ano lectivo 2009/2010 o programa abrangia um total de 19 mil crianças, distribuídas por 182 escolas e 929 turmas. Crianças que receberam sessões de saúde oral ministradas por dentistas, higienistas, monitores, enfermeiros, nutricionistas, professores e educadores. Mas também para auxiliares de acção educativa, amas que acolhem crianças entre 6 e 36 meses de idade, pais e outros profissionais.
* * *
Extremamente confrangedor e total falta de ética moral persistir em políticas de desprezo pelos mais pobres e indefesos, quando todos sabemos as largas centenas de milhões de euros transferidos anualmente para a Madeira e que está a encher os bolsos de alguém. Haja coragem e denuncie-se esta situação aberrante no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
O regime político em vigor no território português carece de profundas alterações muito rapidamente.

Sem comentários: