quarta-feira, 2 de maio de 2007

163) Associação Nacional dos Técnicos de Estomatologia de Angola (ANTEA)

A Associação Nacional dos Técnicos de Estomatologia de Angola (ANTEA) vai realizar o 1º Congresso nacional sobre “Medicina dentária no país”, durante os dias 20 e 21 de Julho do ano em curso. O evento enquadra-se no âmbito da formação contínua dos técnicos de estomatologia, em colaboração com a Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal.
A informação foi avançada recentemente, em Luanda, pelo vice-presidente da Antea, Avelino Cachilandala, no final da palestra sobre “a importância da saúde buco oral e sobre a prevenção das doenças da boca” no seminário de “Formação dos formadores de agentes comunitários” que decorre nas instalações do Hospital Pediátrico de Luanda. Ao congresso participarão médicos, especialistas em estomatologia, enfermeiros, técnicos de diagnósticos, bem como empresas do ramo da distribuição de medicamentos.
Segundo Avelino Cachilandala, a situação dentária no país está controlada porque em todas as províncias a Antea possui técnicos e em colaboração com o Ministério da Saúde têm desenvolvido acções de capacitação e campanha sobre a saúde dentária. O especialista pontualizou que a higiene oral consiste na execução de uma série de actividades, utilizando diferentes elementos para retirar os resíduos de alimentos, placa bacteriana entre outros das superfícies dentárias, gengivas, língua e mucosa.
Para uma boa saúde dentária, Avelino Cachilandala recomendou uma boa alimentação com frutas como banana, mamão, maçã, outros alimentos como cereais, carne, peixe, vegetais, verduras, pão, queijo, leite e iogurtes, que são ricos em cálcio, vitamina A e ajudam a cuidar e fortalecer os dentes.
Quanto à escova individual, o especialista aconselha o cidadão a substituir de três em três meses e substituir sempre que estiver muito usada.“Após o uso da escova, lava-se com água e sacode-se para ser guardada. Deve-se evitar comer muitos doces para o cidadão não contrair cáries nem gengivites”, rematou.
A cárie, segundo Avelino Cachilandala, é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica (uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes), dieta inadequada e higiene deficiente.
“Quando o açúcar entra em contacto com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente”, frisou.
* * *
Vamos ver também se a OMD desenvolve os devidos esforços no sentido de olhar cá para dentro e resolver os graves problemas de saúde oral que afectam grande parte da população portuguesa.
Gerofil

5 comentários:

Anónimo disse...

Senhor responsável pelo setor da medicina dentária de Angola. Meu nome é Alexandre Nascimento, sou Cirurgião dentista, formado em 1997,cirurgião bucomaxilofacial, formado em 2007, e especialista em \implantologia oral,em São Paulo - Brasil. Gostaria imensamente em saber se existe ou há interesse em formarmos uma parceria para qualificar ainda mais os tecnicoe em estomatologia, junto a recuperção da saíde bucal dos angolanos, a reabilitação oral, e tb sobre cursos de formação em cirurgia e implantologia Oral. Esses seriam cursos de capacitação em cirurgia simples e avançada, assim como a instalação de implantes dentarios. Aguardo uma resposta para podermos ao longo do tempo trocar mais algumas informações. meus contactos:
alexandre@sorriapravida.com.br, www.sorriapravida.com.br.
Desde ja agradeço pela atenção.
Alexandre Nascimento.

alex disse...

Prezado Sr. responsável, Gostaria de saber se existe interesse em formarmos um curso de ortodontia e ortopedia facial em seu país. Aguardo seu contato. Obrigado, Alexandre - zanesco@apcd.org.br

alex disse...

prezado sr. responsável, sou professor de ortodontia e ortopedia facial e gostaria de saber se existe interesse em realizar um curso nesta especialidade em seu país. atenciosamente, Alexandre

Unknown disse...

Prezado Senhor responsavel.
Gostaria de saber quais sao as chances de arrumar um emprego de cirurgiao dentista em Angola.
sou dentista do Exercito Brasileiro e ha dois anos moro na Amazonia trabalhando com povos indigenas.
Aguardo uma resposta
meu email é davidnarloch@hotmail.com
Obrigado David Narloch

Unknown disse...

Prezado Senhor sou Responsável por uma Multinacional da Indústria de Material Dentário ( Implantes ).
Se tiver algum interesse deixo aqui o meu endereço electrónico.
raul.cfreitas@gmail.com

Obrigado