segunda-feira, 7 de maio de 2007

164) ONG recruta dentistas voluntários para atender as crianças carentes

O Programa Dentista Do Bem, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem, vai começar a atender crianças carentes de Bauru e Lençóis Paulista. Para isso, está recrutando dentistas voluntários.
Atualmente, quatro profissionais da região fazem parte do projeto, que já existe em todo o País.A cirurgiã-dentista Elizandra Paccola Moretto, coordenadora do projeto, explica que crianças de 5ª a 8ª séries da rede pública de ensino passarão por uma triagem e depois iniciarão o tratamento gratuito com os especialistas voluntários. As ações em Bauru ainda dependem de aval da prefeitura, mas a expectativa é que logo as avaliações comecem. Em Lençóis Paulista, a triagem também começará logo.
Moretto explica que as crianças são encaminhadas aos consultórios particulares dos dentistas e receberão o tratamento odontológico necessário. Para aumentar a capacidade de atendimento, ela espera que especialistas se inscrevam no projeto. Cada dentista poderá adotar o número de crianças que tiver interesse. A triagem das crianças será feita por Moretto.
Serão levadas em conta prioridades como dores, cáries e extração de dentes. Ainda sem data prevista para iniciar os atendimentos, o programa mantém profissionais cadastrados na região desde 2002. “Ainda não havia um coordenador regional”, explica Moretto. Ela conheceu o projeto no começo deste ano, quando participou de um congresso internacional. “Eu fui até o stand do programa e me interessei pelo projeto. Então, fui convidada para participar”, lembra.
Os dentistas interessados em participar do Programa Dentista Do Bem podem obter informações no site www.turmadobem.org.br ou com Moretto pelos telefones (14) 3226-2331, (14) 9714-3189 ou e-mail elizandra. moretto@gmail.com
* * *
Bem-haja às pessoas que se prestem no bem das crianças. Que em Portugal também haja quem olhe pelos mais necessitados e que o Estado assuma a sua obrigação de proteger todos aqueles que não encontram respostas de tratamento nas instituições já existentes. A saúde oral tem de ser entendida como um bem de primeira necessidade e não como mais uma actividade económica destinada apenas às classes sociais mais favorecidas pelo sistema.
Gerofil

Sem comentários: